SEGS Portal Nacional

Veículos

Vai viajar? Saiba como aumentar a segurança do veículo

  • Quarta, 04 Janeiro 2023 18:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Bullara
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Freios, parabrisas e parachoques precisam estar em perfeito estado e devem ser avaliados por profissionais antes da viagem

Férias é sinônimo de pé na estrada, veículo cheio de bagagens e ocupantes. Dependendo do destino escolhido, a viagem pode exigir maior atenção na direção devido a intempéries e grande fluxo de veículos. Por tudo isso, é fundamental que o carro esteja em perfeitas condições para proporcionar maior segurança a condutores, ocupantes e pedestres.

Antes de viajar, o ideal é levar o carro para a revisão, pois determinados consertos, ajustes e montagens só podem ser feitos profissionalmente. O Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel, Célio Renato Ruiz, lista alguns cuidados importantes com o carro antes de iniciar a viagem. Veja:

Sistemas de freios fortalecidos:

A preocupação com a qualidade do sistema de freio deve ser redobrada nas férias de início do ano, período marcado por pancadas de chuvas de verão, que aumentam o risco de aquaplanagens, além do maior fluxo de veículos pelas estradas, intensificando o “acelera e breca” por longos trajetos.

A análise de profissionais na manutenção veicular indicará a necessidade da troca de pastilhas ou dos discos de freios. Ruídos e trepidações ao frear são sinais de que existem problemas no sistema de freios.

“A atenção ao freio é primordial. A manutenção veicular, entre outras coisas, verifica se o sistema de fluído está sem vazamento. O fluido de freio tem a função de absorver a enorme pressão exercida nos discos de freio quando o motorista freia o carro. Para que esse trabalho aconteça em perfeitas condições não pode haver vazamento no sistema de fluído. Na montagem do sistema é feita a aplicação de adesivos anaeróbios, conhecido como veda-roscas, que garantem a vedação no sistema de fluido de freio, impedindo vazamentos e garantindo o correto funcionamento ”, explica Célio Renato Ruiz.

Dependendo de onde se dirige (a condução urbana tende a desgastar as pastilhas mais rapidamente), as pastilhas dos freios costumam durar entre 48.000 e 56.000 km.

Parachoque deve estar em perfeito estado:

Em uma batida, o parachoque absorve ao máximo a força gerada pela colisão para preservar a integridade dos ocupantes do veículo. Essa força da batida é distribuída por todo o parachoque, mas essa absorção do impacto fica comprometida quando há danos na superfície do equipamento como fendas, trincas, furos e amassados, por exemplo.

Portanto, para garantir maior segurança aos passageiros do veículo, o parachoque precisa estar em perfeitas condições. Na manutenção é realizada a checagem da estrutura.

Dependendo da área danificada, é possível fazer a reparação do parachoque utilizando tecnologias de alta resistência mecânica e flexível, como o adesivo Teroson PU 9225 SF, que resiste aos esforços que o parachoque pode sofrer.

Em casos de grandes aberturas na estrutura do parachoque, o ideal é que seja feita a substituição do equipamento.

Atenção ao parabrisa:

Evite viajar com o carro se o parabrisa apresentar pequena trinca ou fissura. Isso porque essa estrutura fixada na frente da direção é responsável por absorver a força gerada por variados impactos, que vão desde um acidente frontal até choque com pedregulhos e pássaros, protegendo o motorista e outras partes do veículo.

Para ter esse poder de canalizar o impacto, o vidro do parabrisa precisa estar em perfeito estado. Eventuais trincas ou rachaduras prejudicam a estrutura do parabrisa, podendo enfraquecer o fator de proteção tão importante do parabrisa em um acidente. Mesmo os pequenos danos no vidro reduzem a resistência contra o vento e aumentam o risco de estilhaços.

“Na manutenção, o parabrisa que apresenta danos é substituído por peça nova, e a instalação e fixação devem ser feitas com adesivos automotivos de qualidade com flexibilidade necessária para absorver impactos externos, e que sejam resistentes ao acionamento dos airbags frontais e que atendam às especificações dos fabricantes originais”, destaca o profissional da Henkel.

Danos maiores que uma moeda de R$ 1 não são indicados para reparo. Além disso, o dano não pode ser reparado se o mesmo se encontra na área de visão do condutor. O parabrisa também contribui para a resistência do teto e dos pilares.

Já os limpadores de parabrisa podem arranhar o vidro e causar pequenos danos em caso de ressecamento da borracha. Dica: um sinal de que está na hora de trocar a palheta é quando os filetes de sujeira continuam no vidro mesmo no ir e vir do limpador do para-brisa.

Sobre Henkel

A Henkel opera globalmente com um portfólio bem equilibrado e diversificado. A empresa ocupa posições de liderança com suas três unidades de negócios tanto em negócios industriais quanto em negócios de consumo graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. A Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos – em todos os segmentos do setor em todo o mundo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. Fundada em 1876, a Henkel relembra mais de 140 anos de sucesso. Em 2021, a Henkel reportou vendas de mais de 20 bilhões de euros e um lucro operacional ajustado de cerca de 2,7 bilhões de euros. A empresa emprega mais de 52.000 pessoas em todo o mundo – uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura da empresa, um propósito comum e valores compartilhados. Reconhecida líder em sustentabilidade, a Henkel ocupa posições de destaque em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice de ações alemão DAX. Para mais informações, visite www.henkel.com.

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 67 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional e Bonderite. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2021, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 17,7%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 23, 2025 Veículos

Pirelli: Tecnologia Cyber™ Tyre Ganha Reconhecimento…

Dez 23, 2025 Veículos

Ford prepara sua rede para avançar na…

Dez 23, 2025 Veículos

Honda WR-V desponta em buscas dois meses após o…

Dez 22, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo Omoda 4 no último trimestre…

Dez 22, 2025 Veículos

Mercedes-Benz conecta tecnologia e praticidade com…

Dez 22, 2025 Veículos

Haval H6, Tank 300 e Haval Dargo lideram em premiação…

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version