SEGS Portal Nacional

Veículos

32% dos consumidores levam de uma a duas horas por dia em transportes públicos. Tempo nos engarrafamentos também é de mais de uma hora: Mobilidade como Serviço é a solução

  • Quarta, 29 Junho 2022 08:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

CEO da MaaS Global, player finlandês que adquiriu a startup brasileira Quicko, palestrou sobre o mercado de MaaS, suas tendências e oportunidades no Parque da Mobilidade Urbana

Segundo dados da Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae, 28% dos entrevistados levam de 30 minutos a 1 hora por dia no trânsito e 32% levam de 1 a 2 horas, para ir a lugares como o trabalho, escola, faculdade ou fazer compras. A pesquisa também investigou o tempo gasto nos engarrafamentos: a média é de 64,5 minutos, o equivalente a cerca de 1 hora e 04 minutos do dia. Não somente o levantamento, mas também a dinâmica das cidades nos indica que é preciso mudar a forma como as metrópoles são planejadas e os deslocamentos são feitos.

Nessa linha, surgiu o conceito de Mobility As a Service (MaaS - Mobilidade como Serviço), idealizado por Sampo Hietanen, CEO da MaaS Global, que recentemente adquiriu a startup brasileira de mobilidade urbana, Quicko. Segundo Hietanen, a tendência de comprar veículos é impulsionada pela falsa sensação de liberdade ao consumidor, que deseja se deslocar para onde e quando quiser. No entanto, na prática, a realidade é outra, já que na maior parte do tempo, os carros permanecem parados ou estacionados em garagens. A temática foi discutida no primeiro dia do Parque da Mobilidade Urbana, evento promovido pelo Estadão Mobilidade e pelo Connected Smart Cities, que aconteceu em 23, 24 e 25 de junho no Memorial da América Latina (São Paulo) e traz os principais players do mercado para discutir oportunidades, desafios e tendências do segmento por meio da colaboração entre os setores público-privado.

A Mobilidade como Serviço é centrada no consumidor que vê valor em acessar os diversos serviços de transporte da cidade, públicos e privados de maneira fácil e simplificada. “Através da modalidade, podemos ter, em um único aplicativo, um ecossistema integrado, com metrô, ônibus, bike, carros alugados, corridas compartilhadas, entre outros. Tudo isso é oferecido ao cliente através de um serviço de mensalidade, com descontos e benefícios para quem precisa se deslocar pelas cidades”, explica Hietanen.

“Atualmente, a curva de aumento do número de carros nas ruas é proporcional ao aumento do número de pessoas. Dados apontam que o tráfego nas ruas será responsável por 40% da emissão total de CO2 até 2030 e o trânsito brasileiro já é uma realidade antiga. Então, na MaaS Global, acreditamos que com a oferta correta de serviços, podemos mudar este cenário. Por isso, temos como missão reduzir em até 1 milhão o volume dos carros privados nas ruas a médio prazo”, detalha o CEO. “Estar em uma cidade inteligente envolve ter outras possibilidades aos usuários além do carro, que não devem ser vistos como os vilões, mas devem encontrar o seu lugar na nova era da mobilidade”, conclui.

Com o intuito de fomentar e aprofundar a discussão sobre Mobilidade como Serviço, o evento trouxe um painel intitulado "Como a mobilidade como serviço está avançando no Brasil?”, que contou com a participação de Pedro Somma, atual CSO da MaaS Global e antes CEO da Quicko, ao lado de porta-vozes de empresas como Grupo Indigo, Waze Carpool e Moovit. “Ninguém faz MaaS sozinho, é essencial ter colaboração entre empresas e setores, principalmente o público, abertura de dados do transporte e integração de pagamentos. Ou seja, o compartilhamento precisa virar padrão para que as pessoas queiram utilizar o transporte público: o usuário não precisa ser dono de um carro para ter a cidade para ele”, pontua Somma.

Já Luísa Peixoto, especialista de Políticas Públicas e Mobilidade Urbana da MaaS Global liderou um painel sobre “E se tivéssemos dados abertos dos meios de transporte em todas as cidades brasileiras?”. A porta-voz defende: “ser o elo que vai qualificar o sistema de transporte e conectar às pessoas por meio de facilitação e tecnologia é o propósito da mobilidade como serviço. Para oferecermos um ecossistema integrado, a bilhetagem digital aberta e os dados compartilhados são essenciais para o progresso do setor e satisfação do cliente e isso só é possível se houver colaboração entre os setores público e privado”.

Sobre a Quicko

A Quicko reúne no mesmo app tudo o que as pessoas precisam para se deslocar com mais conveniência e inteligência pela cidade. Entre as funcionalidades do aplicativo estão: informações em tempo real sobre o horário de chegada dos ônibus, sugestões das melhores opções de rotas, recargas de cartões do transporte e celular pré-pago, além da localização de estações de compartilhamento de bicicleta. O passageiro também pode escolher sua linha de ônibus e monitorar o seu trajeto, reportando ainda ocorrências no transporte, além de compartilhar as suas rotas.

Criada em setembro de 2018 e adquirida pelo player finlandês MaaS Global em 2022, a Quicko surgiu para para desenvolver uma plataforma Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço, focada na experiência dos usuários do transporte público.

Sobre MaaS Global & Whim

A MaaS Global é líder mundial na área de Mobilidade como Serviço (MaaS) e a empresa por trás do premiado aplicativo Whim. Os usuários podem viajar para onde e quando quiserem com transporte público, táxis, carros, bicicletas, e-scooters e várias outras opções. A Whim revolucionou os hábitos de viagem dos usuários, promovendo o uso da mobilidade sustentável. A MaaS Global foi fundada em 2015 e está sediada em Helsinque, Finlândia. A empresa é apoiada por vários investidores estratégicos e financeiros, como CCR, Mitsui Fudosan, Ferrovial, Tesi, NordicNinja, Vaudoise, Denso, Toyota Financial Services, Swiftcom, Karsan Otomotiv, Transdev e Aioi Nissay Dowa.

O aplicativo Whim está disponível na Google Play Store e na Apple App Store.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version