SEGS Portal Nacional

Veículos

Governo poderá manter barreira comercial mesmo faltando pneu no mercado

  • Quarta, 10 Fevereiro 2021 11:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Marassi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Câmara de Comércio Exterior (Camex) decide nesta semana sobre manutenção ou não de sobretaxa a pneus importados de alguns países.

Sob forte pressão das grandes fabricantes de pneus de um lado e caminhoneiros e os importadores de outro, nesta quinta-feira (11) a Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão do Ministério da Economia responsável pela política de comércio internacional do governo, vai se reunir para definir se mantém ou não barreira comercial para a importação de pneus da Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan.

A sobretaxa de importação denominada “direito antidumping” foi instituída há 5 anos para proteger as grandes multinacionais que têm parte da sua produção no Brasil. Nesse período foi feito investigação de dumping para verificar se a indústria pneumática nacional teve prejuízos com a entrada dos pneus importados.

Mas o que se provou na investigação é que houve aumento do volume de vendas da indústria brasileira, maior produção, diminuição de estoque, maior produtividade por empregado, maior receita líquida, maior resultado bruto e incremento das margens de lucro bruta e operacional, ou seja, não houve dano.

O protecionismo foi o instrumento adotado por governos anteriores para inibir a concorrência das grandes fabricantes mundiais que tem instalações no Brasil, com os pneus asiáticos. Mas os motivos da proteção não subsistem, considerando que a cotação elevada do dólar e a disparada do preço do frete marítimo internacional já estão funcionando como barreiras naturais à importação de pneus dos países orientais.

Além disso o volume de importação de pneus de carga da Argentina e da Colômbia aumentou significativamente (192% e 93% respectivamente). Ambos os países possuem em seu território subsidiárias das mesmas multinacionais que dominam o mercado brasileiro, que gozam ainda das preferências tarifárias concedidas pelos acordos comerciais dos quais o Brasil faz parte.

Os importadores alegam que não faz sentido sobretaxar pneus da Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan sendo que pneus procedentes da Índia, Vietnã e Myanmar não pagam esta sobretaxa e nem por isso geram impacto negativo aos fabricantes instalados no Brasil.

Segundo informações da Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), caso a Camex derrube a taxa de direito antidumping na reunião de quinta-feira (11), chegariam ao Brasil, por exemplo, pneus de alta performance das sul-coreanas Kumho e Hankook custando 9% e 51% a menos, respectivamente, enquanto pneus da Tailândia custariam 15% e, de Taiwan, 21% a menos.

Na avaliação do presidente da Abidip, Ricardo Alipio da Costa, é hora de o governo rever o excesso de proteção às grandes multinacionais que fabricam no Brasil. “É fundamental a entrada de outras marcas importadas a preços competitivos no mercado brasileiro até para estimular a evolução tecnológica e conter as altas de preços de pneus, que encarecem o transporte de cargas e a competitividade do produto brasileiro no exterior”.

Outra questão que vem sendo levantada pelos importadores é que o protecionismo está causando desabastecimento do mercado. As multinacionais não estão dando conta de suprir a demanda nacional. “Caminhoneiros de vários estados do Brasil reclamam do preço e principalmente da dificuldade de encontrar algumas medidas”, disse Alípio.

De acordo com Juliano Fiorini, proprietário de uma importadora instalada em Chapecó/SC, desde o mês de dezembro se observa a falta, no mercado local, de pneus de carga das medidas mais utilizadas como 295/80R22,5 e 275/80R22,5. “Até mesmo pneus de passeio aro 13 e 14, que são os mais comuns, já estão faltando em algumas revendas”, disse o empresário.

Protecionismo acarreta falta de pneus nas prateleiras e eleva preços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version