SEGS Portal Nacional

Veículos

Primeiro parque eólico flutuante da Europa Continental já está em operação total

  • Quarta, 29 Julho 2020 10:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Paker
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

O Windplus é um consórcio formado pela EDP Renováveis e ENGIE (agora Ocean Winds -OW-), Repsol e Principle Power

Primeiro parque eólico flutuante da Europa Continental já está em operação total

Última plataforma do WindFloat Atlantic foi ligada à rede e o parque já entrou em funcionamento

As três unidades passam a injetar a energia produzida pelos seus aerogeradores de 8,4 MW, as maiores turbinas do mundo jamais instaladas numa plataforma flutuante, na rede elétrica de Portugal

A entrada em funcionamento deste parque eólico flutuante é um feito para o setor, com energia eólica flutuante que contribui para a diversificação da origem da energia, possibilitando um acesso a áreas marítimas sem precedentes e constituindo um avanço tecnológico relevante para economia sem carbono

Com capacidade instalada total de 25 MW, o WindFloat Atlantic é o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo

o WindFloat Atlantic já está plenamente operacional e fornecendo energia limpa à rede elétrica de Portugal. Após a ligação da última das três plataformas ao cabo de alimentação que percorre os 20 km de distância que separam o parque eólico da estação instalada, em Viana do Castelo (Portugal), a construção do parque foi finalizada. O WindFloat Atlantic, que tem uma capacidade total instalada de 25 MW, é o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo e irá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 60.000 usuários por ano, poupando quase 1,1 milhões de toneladas de CO2.

Desta forma, se confirma o êxito do projeto iniciado pelo consórcio Windplus há uma década, garantindo o acesso aos melhores recursos eólicos em profundidades marítimas anteriormente inacessíveis. O Windplus instalou e ligou 3 plataformas com êxito - com 30 m de altura e uma distância de 50 m entre cada uma das suas colunas - e que permitem instalar turbinas de 8,4 MW, as maiores do mundo jamais em uma plataforma flutuante.

O êxito do projecto está na sua tecnologia: uma ancoragem que permite a sua instalação em águas de mais de 100 metros de profundidade e o seu design orientado para a estabilidade em condições climatológicas e de marés adversas. O projeto se beneficiou ainda da tecnologia de montagem: assemblagem em doca seca o que permitiu importantes poupanças logísticas e económicas e o reboque das enormes plataformas feito por rebocadores normais.

Estes avanços, entre outros, destacam a capacidade do modelo WindFloat Atlantic poder ser reproduzido em outras geografias com orografias marítimas adversas para a tecnologia eólica marítima tradicional.

Sobre do projeto WindFloat Atlantic

O projeto pertence à Windplus, que é propriedade conjunta da EDP Renováveis (54,4%), ENGIE (25%), Repsol (19,4%) e Principle Power Inc. (1,2%). As plataformas foram construídas pelos dois países da Península Ibérica: duas delas nos estaleiros de Setúbal (Portugal) e a terceira nos estaleiros de Avilés e Fene (Espanha).

Esta iniciativa contou com o apoio de instituições públicas e privadas, o que se traduziu na participação de empresas líderes nos seus mercados e no apoio, através de financiamento, do Governo de Portugal, da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento. Entre as empresas que tornaram possível a realização deste projeto, destacam-se juntamente com a Principle Power a joint-venture Navantia/Windar, o grupo A. Silva Matos, Bourbon, o fornecedor de turbinas MHI Vestas e o fornecedor de cabos dinâmicos JDR Cables.

Sobre da tecnologia WindFloat®

Dado que pode situar-se em águas muito profundas, o WindFloat® pode aceder a recursos energéticos em áreas marítimas muito vastas, respondendo a desafios sociais de relevo, como a transição para a energia limpa, a segurança da energia e as alterações climáticas, enquanto simultaneamente gera postos de trabalho, crescimento econômico e oportunidades de investimento sustentável.

As vantagens desta tecnologia são, entre outras, o fato da montagem ser feita em terra, de não ser necessário um navio de transporte específico para o seu reboque e de não depender de operações offshore complexas associadas à instalação das estruturas fixas tradicionais. Estes fatores contribuem para reduzir as despesas associadas ao ciclo de vida e os riscos.

As fundações WindFloat® também permitem albergar os maiores aerogeradores do mundo, o que contribui para o aumento da produção de energia, fomentando uma redução considerável dos custos associados ao ciclo de vida.

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e é o quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma sólida carteira de projetos em desenvolvimento, ativos de qualidade máxima e uma capacidade de exploração líder no mercado, a EDPR registou um crescimento pujante nos últimos anos e está hoje presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos).

A EDPR é uma entidade empenhada nos progressos sociais em matéria de sustentabilidade e integração. Não é por acaso que faz parte do índice Bloomberg de Igualdade de Género e ostenta o certificado Top Employer 2020 na Europa (Espanha, Itália, França, Roménia, Portugal e Reino Unido), ambos galardões de reconhecimento pelas suas políticas destinadas aos seus trabalhadores.

A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), o acionista principal da EDPR, é uma companhia elétrica internacional líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do Índice Dow Jones Sustainability durante 13 anos consecutivos.

Para obter mais informação, consulte https://www.edpr.com

Sobre a ENGIE

O nosso grupo é uma referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. A nossa missão é acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através da redução do consumo energético e do fornecimento de soluções mais amigas do ambiente, reconciliando o desempenho económico com um impacto positivo nas pessoas e no planeta. Confiamos nas nossas atividades chave (gás, energias renováveis, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com os nossos 170 mil trabalhadores, clientes, parceiros e acionistas, somos uma comunidade de Imaginative Builders, comprometidos, a cada dia que passa, com um progresso mais equilibrado.

Volume de negócios em 2019: 60,1 milhões de Euros. O Grupo está cotado nas bolsas de valores de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Sobre a OW

A OW é uma joint-venture 50:50 do setor eólico offshore detida e criada pela EDPR e pela ENGIE em 2019. Ambas as empresas creem que a energia eólica offshore está a desempenhar um papel essencial na transição energética mundial, o que levou ao rápido crescimento e à competitividade cada vez maior deste setor. É por essa razão que incluíram toda a sua carteira offshore atual, e a que se encontra na calha, nessa nova sociedade.

A OW tem uma vantagem estratégica e está bem posicionada para desempenhar um papel principal no mercado offshore. A EDPR e a ENGIE vão unir os seus ativos eólicos offshore, e os projetos na calha, na OW, começando com um total de 1,5 GW em construção e 4,0 GW em desenvolvimento, tendo por meta alcançar 5 a 7 GW de projetos em operação ou em construção e 5 a 10 GW em desenvolvimento avançado até 2025.A OW visa principalmente os mercados da Europa, Estados Unidos e certas zonas da Ásia, de onde deverá vir a maioria do crescimento.

Sobre a Repsol

A Repsol é uma empresa multienergética global que tem por objetivo a transição para um modelo energético com menores emissões. Emprega mais de 25 000 trabalhadores e tem ativos em 35 países e vende os seus produtos a 10 milhões de clientes em mais de 90 países. É um interveniente destacado no mercado de eletricidade e gás de Espanha, com mais de um milhão de clientes. Além disso, opera ativos de geração de eletricidade com baixas emissões e está a desenvolver uma vasta gama de projetos de energia renovável fotovoltaica e eólica. A empresa é pioneira no desenvolvimento de iniciativas de mobilidade sustentável através do uso de combustíveis e novas soluções mais eficientes, como as baterias elétricas ou o GLP. Produz mais de 700 000 barris equivalentes de petróleo por dia e dispõe de um dos sistemas de refinação mais eficientes da Europa. A tecnologia e a digitalização são pilares da companhia, que fixou como objetivo atingir emissões líquidas de zero para 2050, passando a ser assim a primeira empresa do setor a adotar este ambicioso objetivo.

Sobre a Principle Power

A Principle Power é uma empresa mundial de tecnologia energética e serviços. A comprovada e solicitada tecnologia flutuante WindFloat® da empresa está a libertar o potencial eólico marítimo em todo o mundo ao permitir que os projetos consigam aproveitar os melhores recursos eólicos, independentemente da profundidade das águas ou do estado do leito do mar. A Principle Power atua na qualidade de parceiro de confiança para promotores, produtores energéticos independentes, empresas de fornecimentos públicos e empresas de engenharia, aquisição e construção (em inglês, EPC), prestando apoio aos seus clientes ao longo de todo o ciclo de vida dos seus projetos. Com mais de 100 MW em construção e em desenvolvimento avançado em Portugal, Escócia e França, e uma carteira de projetos comerciais em curso com vários GW à escala mundial, a Principle Power é líder de mercado em tecnologia eólica marítima flutuante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version