SEGS Portal Nacional

Veículos

Startup cresce 130% durante a pandemia ao digitalizar experiência de compra no setor automotivo

  • Quarta, 22 Julho 2020 10:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Rebelo Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Plataforma está presente em concessionárias e revendas de 13 estados; mensalmente, 15 mil compradores potenciais interagem pela ferramenta e metade deles iniciam uma negociação

Conhecido como um mercado extremamente tradicional, o setor de vendas de automóveis foi um dos mais afetados pela crise ocasionada pelo coronavírus. De portas fechadas, comerciantes de todos os portes viram-se obrigados a recorrer a estratégias diferentes das praticadas até então. Foi neste cenário que a Bip Carros, startup focada em marketing digital para concessionárias e revendas, encontrou espaço para crescer 130% nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Pedro Cruz, sócio-fundador, revela que o aumento da receita começou com a percepção dos comerciantes de que não havia outro caminho diferente da transformação digital. "O mercado mudou, e a pandemia acelerou. Há cinco anos ou mais, as pessoas visitavam, em média, 5 lojas antes de tomar a decisão de comprar um carro. Já o cliente de hoje visita apenas duas lojas - o que significa que, se ele não comprou na primeira, provavelmente comprará na segunda", conta o especialista.

Pensando na jornada de compra cada vez mais objetiva, sobretudo por conta do fácil acesso às informações sobre os produtos na Internet, Pedro e sua equipe desenvolveram, em 2017, uma plataforma de atendimento que funciona dentro do próprio site do cliente, com objetivo de gerar negociações. Para isso, a estratégia inclui também ações de marketing digital em parceria com as maiores plataforma de publicidade do mercado que atuam na captação de clientes para os sites dos clientes. "Nosso objetivo é utilizar inteligência de marketing e experiência de compra para aproximar o vendedor dos compradores potenciais de maneira assertiva, sempre considerando o perfil de cada um deles", explica ele.

Hoje, a plataforma está presente em concessionárias e revendas de 60 cidades de 13 estados brasileiros, com cerca de 100 clientes em sua base. Mensalmente, aproximadamente 15 mil compradores potenciais interagem pela ferramenta, sendo que a geração de negociações gira em torno de 54%. "Vimos os números aumentarem por causa da pandemia. As pessoas sempre buscaram carros na internet, mas ainda tinham alguma resistência em iniciar a negociação de forma digital, com a pandemia essa tendência acelerou em 1 mês o que levaria 2 ou 3 anos", avalia o fundador.

Embora a BIP Carros tenha propiciado um salto de inovação ao setor automotivo, o processo de compra ainda não ocorre totalmente online. Os consumidores podem antecipar vários passos do processo, como a aprovação do financiamento ou a avaliação do usado, porém ainda é necessário que haja interação presencial para que a venda se concretize, em especial no segmento de veículo seminovos. "Nosso objetivo é evoluir ainda mais este ciclo e fornecer ao mercado uma plataforma de vendas 100% online, ou seja, sem que a presença se faça necessária em nenhuma etapa", acredita Cruz.

A expectativa do fundador é dobrar o faturamento da empresa em 2020. Em 2019, a empresa cresceu dez vezes em relação ao seu tamanho em 2018.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Dez 08, 2025 Veículos

Porsche Bamaq brilha na Carreata de Natal em BH

Dez 05, 2025 Veículos

Haval H6 2026 chega a MG em apresentação exclusiva na…

Dez 05, 2025 Veículos

Mercedes-Benz implementa nova campanha Because It’s…

Dez 05, 2025 Veículos

Jeep mantém ritmo forte de vendas em novembro e passa…

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version