SEGS Portal Nacional

Veículos

Como o Blockchain deve revolucionar a logística no mundo?

  • Segunda, 13 Julho 2020 10:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valeria Bursztein
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Especialista da IBM explica como a adoção de blockchain representa uma mudança na forma de fazer negócios e na colaboração e confiança em toda a cadeia de suprimentos global

A movimentação do comércio global de mercadorias e insumos provoca uma série de transações complexas com uma quantidade, cada vez maior, de informações. Neste cenário, a adoção do conceito de blockchain está revolucionando o setor de logística em todo o mundo. Isso porque a nova tecnologia permite, por meio de técnicas criptográficas, a agilização e a transparência destas transações comerciais que acontecem todos os dias.

Uma estimativa do World Trade Organization sugere que o investimento na melhoria no processamento de dados e no fluxo de documentos aliados com novas tecnologias podem significar um aumento de 20% no comércio global de suprimentos, que hoje movimenta 18 trilhões de dólares a cada ano.

Para entender como o blockchain pode influenciar uma mudança nos negócios da logística no mundo, o Brasil Hack Export - super maratona tecnológica online voltada para o desenvolvimento de soluções para a cadeia logística portuária no País e parte da programação do Fórum Nacional Brasil Export em 2020 - apresentou nesta segunda (06) um webinar com o tema "Tradelens - como a plataforma Blockchain pode revolucionar a logística mundial" .

A atividade online foi realizada com o Blockchain Services Leader para a América Latina na IBM, Carlos Henrique "Kiko" Duarte, com moderação do Conselheiro do Fórum Brasil Export e diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), Angelino Caputo. O encontro virtual, que foi exclusivo para patrocinadores e conselheiros do Fórum, contou com a participação também do diretor-presidente e CEO da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos, Cesar Meireles.

O especialista da IBM explicou que o conceito de blockchain na rede de negócios da cadeia de suprimentos global é capaz de promover a troca mais eficiente e segura de informações. "Cada ator envolvido na cadeia logística possui o próprio registro de dados das transações, o que pode criar problemas de ineficiência na disponibilidade e na vulnerabilidade das informações. O conceito do blockchain promove entre os participantes de uma rede de negócios a transação de ativos baseada em regras pré-estabelecidas por meio de um contrato e registrada em um livro único contábil (ledger) compartilhado. Tudo isso em uma arquitetura tecnológica com validação criptográfica, que é fundamental para a segurança".

Duarte ainda apresentou para os participantes do webinar a plataforma digital TradeLens, criada em conjunto pela Maersk e IBM, baseada em blockchain. Segundo ele, a plataforma nasceu com a ideia de otimizar o desembaraço de contêineres nos processos de importação e exportação, de forma segura, direta e simplificada, permitindo a colaboração entre parceiros comerciais em tempo real e ‘digitizando’, ou seja transformando em digital, os fluxos de documentação comercial.

"O sistema reúne hoje mais de 50 portos e terminais de diferentes países da América Latina. No Brasil, a plataforma está inserida em três terminais: nos portos de Pecém (Ceará), itajaí (Santa Catarina) e Santos (São Paulo)", afirmou o especialista da IBM.

A plataforma TradeLens incentiva a inovação, uma vez que possibilita a integração de outras tecnologias de terceiros e dos próprios participantes da rede de negócios, como a Internet das Coisas (IoT)), soluções de Big Data e de Inteligência Artificial. "Por exemplo, em um teste no transporte de rosas foi possível, por meio de soluções IoT, a implantação de cadeados eletrônicos, GPS e controle de temperatura nos contêineres, registrados e acompanhados em tempo real pela plataforma", disse Duarte.

Para ele, a matemática do blockchain é simples: "mais eficiência implica no aumento da quantidade de transações em si na rede de negócios porque a tendência é que menos complexidade é igual a fazer mais e melhor".

Sobre a ABOL

A ABOL - Associação Brasileira dos Operadores Logísticos, sociedade civil sem fins lucrativos, tem o objetivo de reconhecer, regulamentar e consolidar a atividade do Operador Logístico no Brasil. Criada em 17 de julho de 2012, é hoje responsável por reunir as principais empresas e players do setor para fortalecer a imagem institucional do Operador Logístico em todas as esferas de atuação, como sendo uma "pessoa jurídica capacitada a prestar, através de um ou mais contratos, por meios próprios e/ou por intermédio de terceiros, os serviços de transporte (em qualquer modal), armazenagem (em qualquer condição física ou regime fiscal) e gestão de estoque (utilizando sistemas e tecnologias adequadas)".

A ABOL elabora projetos e estudos em vários cenários, resgatando o contexto histórico, cotejando-o com o presente e as tendências do futuro. Atualmente, a associação é composta por 29 Operadores Logísticos, entre empresas nacionais e estrangeiras, que atuam nas mais diversas cadeias produtivas, abrangendo atividades de transportes em qualquer modal, a movimentação de carga, armazenagem, gestão de estoque, expedição, e distribuição de cargas em todo o território nacional.

Em largo espectro, o Operador Logístico atende toda a cadeia de suprimento e distribuição, desde a primeira a última milha, com o conceito de one-stop-shopping, ou seja, oferecendo todas as soluções na cadeia logística de valor. A associação promove e estimula o amplo conhecimento para a cadeia de Logística e Supply Chain por meio de eventos técnicos, roadshows, diálogo com stakeholders públicos e privados, entre diversas outras atividades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version