O mercado automotivo e a Covid
Quem escreve é a Marilia Baracho, assessora da TCP Partners. Gostaria de sugerir para publicação o texto abaixo com um estudo da TCP no setor automotivo. Além disso, O Ricardo Jacomassi, economsita- chefe da TCP está à disposição para falar do assunto
O mercado automotivo e a Covid
A TCP Partners, boutique de investimentos e gestão, desenvolveu um estudo setorial que mostra o comportamento do setor automotivo considerando os impactos do Covid-19 na economia. O levantamento apontou que as revendas de peças veiculares deverão ter uma retomada das vendas após o terceiro trimestre de 2020 graças a necessidade de manutenção da frota, já que as concessionárias apresentarão uma redução de aproximadamente 47% na venda de veículos leves e de cerca de 51% na comercialização de caminhões. O segmento de revenda de peças agrícolas também deverá apresentar crescimento nas vendas já que os produtores rurais evitarão comprar novas máquinas para preservar caixa.
“Com a retração da renda, queda de 6,8% do PIB e desemprego projetado de 18,6% para 2020, as vendas de veículos novos passam por retração o que favorece o mercado de reposição devido a necessidade de manutenção da frota circulante”, avalia Ricardo Jacomassi, economista-chefe da TCP Partners e coordenador do estudo.
Mesmo com essa tendência, o segmento de autopeças, que tem mais de 80% de sua produção direcionada às linhas de montagens das montadoras, será prejudicado. A redução na venda de veículos e a falta de perspectivas do mercado argentino, maior importador da indústria brasileira, levarão as montadoras a registrarem os menores índice desde a formação do Mercosul, em 1991.
Os distribuidores deverão apresentar uma queda de cerca de 25% nas vendas em 2020, sendo reflexo do fechamento das lojas de varejo (e oficinas) nos estados e à postergação da manutenção dos proprietários de veículos devido às incertezas econômicas.
O estudo usou como bases informações divulgadas por instituições públicas e privadas, divulgações de empresas de capital aberto com ações negociadas em Bolsa, associações setoriais e outras fontes de informação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>