SEGS Portal Nacional

Veículos

Estudo global lista medidas para gerir o impacto da automação digital na força de trabalho

  • Segunda, 17 Fevereiro 2020 12:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Tardioli
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Segundo a nova pesquisa "The Future of Work is Still Being Written - But Who is Holding the Pen?", realizada pela Forrester Consulting em diferentes países do mundo, 81% das empresas admitem precisar mudar ou melhorar processos de gestão para dar suporte aos colaboradores na aquisição de novas competências essenciais à era da automação. O estudo foi feito sob encomenda da UiPath, líder global em Robotic Process Automation (RPA)

A educação no local de trabalho aumentará as perspectivas de carreira na era da automação digital. E monitorar o nível de ansiedade dos colaboradores, frente às novas habilidades demandadas pela Hyperautomation (quando robôs ou softwares integram processos do negócio e tomam à frente de tarefas repetitivas), é crucial para transformar e reter novos talentos. É o que afirma o estudo The Future Of Work Is Still Being Written – But Who is Holding the Pen? (O Futuro do Trabalho Ainda está sendo Escrito – Mas Quem Segura a Caneta?), realizado pela Forrester Consulting sob encomenda da UiPath, multinacional líder global no segmento de RPA (Robotic Process Automation), concluído e divulgado no início deste mês.

O estudo se propôs a avaliar como lideranças de grandes economias têm absorvido o impacto da automação na força de trabalho e, para isso, ouviu 270 executivos e tomadores de decisão de empresas de diferentes setores da economia de países como França, Alemanha, Reino Unido, Japão e Estados Unidos - mercados que vêm investindo significativamente na automação de processos.

Segundo a pesquisa, a maioria dos líderes consultados (66%) pretende elevar em pelo menos 5% os investimentos na tecnologia RPA só nos próximos 12 meses. A razão disso é a certeza de que o RPA contribui para o desenvolvimento de ambientes e equipes de trabalho mais competitivas, produtivas e engajadas na medida em que elimina tarefas repetitivas e menos estratégicas.

Mas o estudo revela que grande parte das organizações (81%) admite precisar mudar ou melhorar processos de gestão para dar suporte aos colaboradores na aquisição das competências necessárias à era da Hyperautomation e seguir nessa jornada. Para se ter uma ideia, 41% das lideranças consultadas disseram que os profissionais do seu time estão preocupados com o fato de que, talvez, suas habilidades digitais não correspondam às exigidas pelo trabalho do futuro e mais da metade (53%) disse que sente a equipe ameaçada. “Estamos vivendo um momento importante e sem precedentes no mercado. Por isso, nessa hora é preciso dialogar abertamente com as equipes e descobrir novas formas de democratizar a capacitação sobre a automação”, disse Guy Kirkwood, Chief Evangelist da UiPath. Um exemplo nessa direção é a iniciativa “UiPath Academy for Partners”, um portal recém-lançado pela UiPath por meio do qual a empresa estende e compartilha com clientes e parceiros conhecimento, guias de soluções e diversos conteúdos sobre o RPA.

Brasil - No Brasil, de acordo com a “Primeira pesquisa brasileira sobre o nível de maturidade da tecnologia RPA”, realizada pelo Instituto Information Management (setembro de 2019) envolvendo 223 empresas, cerca de 83% das empresas brasileiras usam ou pretendem usar RPA e 56% já o usam.

Conheça abaixo algumas iniciativas listadas no estudo para absorver os impactos da automação na força de trabalho

Monitorar a ansiedade do time -É verdade que nem todos os colaboradores embarcarão na jornada digital. Porém, ouvir e tentar entender a ansiedade e o nível de satisfação do time frente aos desafios da automação pode ajudar a desenvolver diferentes abordagens para cada grupo de colaborador. É isso o que vem fazendo pelo menos 63% dos respondentes da pesquisa Forrester-UiPath.
Desenvolver programas inovadores para a educação no trabalho - Para ajudar os profissionais no desenvolvimento de novas competências digitais, algumas organizações têm promovido certificações digitais internas, com o apoio de parceiros especializados, como uma forma de aprimorar o conhecimento em automação. Segundo o estudo, 58% dos entrevistados disseram que pensam em fornecer este tipo de certificação na própria empresa.
Atualizar a tecnologia frequentemente – Para 64% das empresas consultadas, manter os recursos tecnológicos em constante atualização, conforme as demandas do mercado, pode ajudar os profissionais a se sentirem mais satisfeitos e realizados no trabalho e mais qualificados para os desafios corporativos do futuro.
Planejar uma nova estrutura de recrutamento e retenção dos talentos - Segundo o estudo, a força de trabalho do futuro será uma mistura de colaboradores com e sem vínculos formais com a empresa, e que transitarão entre funções mais livremente que nunca. É preciso estar estruturado para a uma nova gestão de RH, que não será tão focada no “talento próprio”.

Acesse o estudo Forrester-UiPath na íntegra aqui: “The Future of Work Is Still Being Written, But Who Is Holding the Pen?”.

Sobre a UiPath

A UiPath vem liderando a era da automação nas empresas, trabalhando para que robôs aprendam cada vez mais novas habilidades por meio de recursos como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML). A empresa também contribui para a melhora da produtividade e mais eficiência nos negócios por meio de treinamentos gratuitos e abertos que levam as competências da era digital a milhares de profissionais ao redor do mundo.

A plataforma de Hyperautomation de processos da UiPath combina a solução número 1 em RPA com um conjunto completo de recursos, incluindo processos de mineração e análises que permitem às empresas dimensionarem operações digitais em uma velocidade sem precedentes. A UiPath já automatizou milhões de tarefas repetitivas em empresas e organizações governamentais em todo o mundo, incluindo mais de 50% das companhias listadas na Fortune 500 e 8 empresas da Fortune 10.

A UiPath foi recentemente reconhecida como a principal companhia do The Deloitte Technology Fast 500 para 2019, um ranking das empresas de tecnologia que mais crescem na América do Norte. Ocupou ainda a terceira posição no ranking Forbes Cloud 100 de 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Jan 30, 2026 Veículos

Roubo e furto de automóveis sobem 3% e eventos com…

Jan 30, 2026 Veículos

Audi Revolut F1 Team anuncia parcerias com Aleph e…

Jan 29, 2026 Veículos

Mercedes-Benz inicia celebrações de 140 anos no…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version