Mercado de carros clonados no Brasil. Como não cair em ciladas
Já pensou estar pesquisando pela internet informações sobre seu veículo e receber a notícia de que ele tem um “irmão gêmeo”. Pois é, pode parecer engraçado, mas à clonagem de veículos é uma triste realidade no país e pode gerar inúmeros problemas.
Segundo dados do DETRAN de São Paulo, o número de carros clonados triplicou nos últimos três anos e em cada duas horas, em média, um veículo ganha uma cópia, gerando problemas com multas indevidas ou até mesmo envolvimento em crimes, para os donos originais.
Para ajudar a não cair nas armadilhas e acabar comprando um carro clonado, a Olho no Carro, startup que oferece segurança para transações de compra de veículos, listou algumas dicas importantes:
Pesquise: antes de qualquer passo, faça uma verdadeira varredura sobre o carro que deseja comprar. Existem hoje algumas plataformas que ajudam a levantar dados apenas inserindo os dados das placas;
Propostas incríveis demais: já diziam os antigos, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Pois o mesmo vale na hora de comprar um carro. Caso o preço esteja atraente demais e muito abaixo do mercado, desconfie e faça (refaça) as pesquisas, caso seja necessário;
Documentação: caso você se interesse por um carro, peça todos os documentos originais. Muitas vezes os golpistas fazem uso de documentos em segunda via e isso pode ser sinal de problemas com clonagem. Em nossa plataforma, por exemplo, é possível fazer consulta de todo o histórico do veículo apenas pela placa do carro, que te dá maior segurança na hora de adquirir o carro ou moto.
Inspeção profissional: você fez todos os testes e tudo parece ok. Ótimo! Mas ainda assim, vale levar o carro em um profissional renomado e de sua confiança para que ele faça uma verdadeira inspeção em todos os itens;
Se mesmo assim,seu veículo for clonado, o primeiro passo é procurar uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência (BO), evitando envolvimento com possíveis delitos. Fique de olho ;)
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>