Saiba como motivar sua equipe com o bônus de final de ano
• Consultora Camila Pacheco, sócia-diretora da Blue Numbers, dá dicas de como implantar a bonificação de final de ano, criar e manter uma equipe motivada
• Para a consultora Camila Pacheco, muitas empresas não têm uma política clara a respeito do tema e é aí que as frustrações da equipe de colaboradores começam
• De acordo com a consultora Camila Pacheco, ao implementar uma política de bônus sólida, empresa investe no desempenho de profissionais em que confia
Todo empreendedor conhece bem as dificuldades de se montar uma equipe eficiente, que vista a camisa do negócio e traga resultados. Também sabe que, quando encontra, é um grande desafio mantê-lo motivado, empenhado em suas tarefas e alinhado aos objetivos da empresa. Ou sequer mantê-lo na equipe. No entanto, para Camila Pacheco, sócia-diretora da Blue Numbers, consultoria especializada em PMEs, ao menos hoje existe uma série de recursos criados especialmente para esses casos. E, abaixo, ela dá algumas dicas sobre uma estratégia que pode ser uma das mais eficazes: a bonificação de final de ano.
Bônus de final de ano - Oferecer benefícios aos funcionários é uma política comum à muitas empresas e um dos que você pode oferecer é o bônus de final de ano. foi um ano de altos e baixos. As empresas e suas equipes precisaram se reinventar o tempo todo e é natural que, depois de um ano de trabalho, os colaboradores esperam uma satisfação a respeito do que foi realizado e, evidentemente, o compartilhamento de resultados e conquistas. O fato é que muitas empresas não têm uma política clara a respeito do tema e é aí que as frustrações começam e, por vezes, a equipe começa o novo ano já desanimada, quando o que se espera é o contrário.
Como aplicar a bonificação - Você pode usar inúmeros critérios para definir quem vai ou não receber o bônus no final do ano. Por exemplo, superar a meta de faturamento do ano da empresa; superar metas individuais ou por departamentos, como comercial, financeiro, produção, etc.
Eu sou obrigado a pagar um bônus para a equipe? - Pela lei trabalhista, não. Porém, o objeto discutido não é a validade legal, mas motivacional. Ao implementar uma política de bônus sólida, você estará investindo no desempenho de profissionais em que confia. E, consequentemente, em bons resultados para sua empresa. Elaborar uma boa estratégia de bonificação implica não apenas recompensar um colaborador por atingir uma meta, mas também evitar que ele troque sua empresa pelo concorrente.
Legalidade - Os bônus estão sujeitos à legislação trabalhista normal. Ou seja, há a incidência de encargos trabalhistas e previdenciários. Se a recompensa for concedida com alguma frequência, deverá ser incorporada à remuneração do funcionário.
Incentive a inovação e recompense novas ideias - O mundo ideal é que você crie, logo no início do ano, uma política clara de metas, objetivos e bonificações. Então, ao longo do ano, realize reuniões periódicas com o time para correção de rotas e acompanhamento dos resultados. Dessa forma, quando o final do ano chegar, não será surpresa para ninguém o que vai acontecer em relação ao bônus. Se o resultado foi positivo, será momento de comemorar. Se negativo, o momento será oportuno para refletir e reavaliar as estratégias para o próximo ano. Sobretudo, você irá liderar uma equipe motivada e envolvida com seus negócios.
SOBRE A BLUE NUMBERS (www.bluenumbers.com.br)
A Blue Numbers é uma consultoria empresarial especializada em PMEs com 13 anos de experiência e mais de 600 projetos realizados. Atua na construção de modelos de gestão: marketing, financeira, RH, processos e comercial, formatação de franquias, treinamentos e palestras. Conta com um quadro de profissionais multidisciplinares, altamente qualificados e com experiência em projetos nacionais.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>