Especialistas comentam os cuidados na hora de comprar no Black Friday
Veja a lista de fontes e seus respectivos temas de especialidade
Um dos dias-símbolo do consumismo é a tradicional Black Friday, certamente um dos mais importantes para a economia e para o mercado de varejo em todo o mundo.
A data nasceu nos Estados Unidos, que anualmente é “celebrada” na 4ª sexta-feira do mês de novembro, traz novidades, incontáveis formas de pagamento e, claro, a estratégia responsável por sua popularidade: descontos e mais descontos nos mais variados tipos de produtos e serviços, em lojas físicas ou virtuais.
Graças à rápida disseminação da ideia na última década, o Brasil já é um dos países aderentes ao evento, tanto que a Black Friday já é considerada a principal data para o varejo eletrônico, à frente até do Natal. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento neste ano é de R$ 2,19 bilhões – um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2016.
No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 10 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 246. As categorias mais buscadas devem ser "Informática", "Celulares", "Eletrônicos", "Moda e Acessórios" e "Casa e Decoração".
Além do impacto significativo na economia, mercado sazonal e empregos informais, o consumo em alta escala gera perigos dos mais diversos, que vão de fraudes virtuais a acidentes vindos de superlotação de lojas físicas. Em meio à crise, a expectativa do mercado e dos consumidores ainda é incerta com a única certeza de que, em 2017, novidades virão.
Para abordar as diferentes discussões sobre o tema selecionamos alguns especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Veja a lista de fontes e seus respectivos temas de especialidade.
E-mail: /
• Os impactos na economia - A Black Friday e a crise brasileira
Agostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia e especialista em Energia da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Juros embutidos em compras parceladas
José Matias Filho é professor do curso de Administração do Mackenzie Campinas
• Como economizar na compra de produtos?
João Francisco de Aguiar é professor de Economia Doméstica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
• Segurança digital – Os cuidados na hora da compra virtual
Renato Leite é professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Direitos e deveres do consumidor
• Consumidor: atenção na hora das compras online
Bruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Comportamento – A euforia do consumo
Eduardo Fraga é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Marketing: a força das marcas no Black Friday
Selma Felerico é professora de Publicidade e Propaganda do Mackenzie.
• Compulsão por compras: O consumismo é a fonte de prazer e o comprador perde o controle da compra.
Marcelo Alves dos Santos professor de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas.
• Black Friday – estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?
Sérgio Dantas é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• A questão de gênero em pontos altos de consumo
Rosana Schwartz é professora de sociologia e especialista em gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
• Os Desafios da segurança da Informação no Ciberespaço/ Dicas de segurança para os consumidores
Elaine Cristina Martins é professora de Tecnologia e Sistemas da Informação do Mackenzie Campinas
• Política de responsabilidade na ética empresarial na Black Friday
Gerson Moraes professor de Ética, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas e atua nos seguintes temas: Campo Político e Campo Religioso; Filosofia e Política; Mídias na Contemporaneidade
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>