Especialista alerta sobre os cuidados com a saúde mental no ambiente corporativo
Colaborador se isola no trabalho até ser afastado das suas funções
A programadora Madalyn Parker compartilhou em uma rede social uma conversa entre ela e o CEO da empresa em que trabalha nos Estados Unidos. O diálogo da profissional, que sofre de depressão crônica e ansiedade, com o executivo viralizou na internet e levantou a discussão sobre a saúde mental. No e-mail, Madalyn dizia para sua equipe que precisaria se ausentar por dois dias para tratar do problema. De acordo com a professora e psicóloga Gisela Chicralla, mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, pesquisas mostram que as doenças mentais que mais têm aumentado nos últimos anos são: a depressão e o transtorno de ansiedade. Conforme Gisela, os efeitos das doenças começam aparecer nas tarefas do dia a dia no ambiente corporativo.
- Os próprios gestores não se dão conta de certas situações que afetam a rotina do trabalhador – comenta Gisela.
A psicóloga aponta alguns dos sinais de alerta: quando o colaborador está trabalhando mais vagarosamente, comete mais erros que o habitual, está distraído em suas atividades e tem dificuldade de concentração. Os gestores não conseguem interpretar estes comportamentos como sinais de alerta por falta de conhecimento e preparo adequado para ajudar seus colaboradores. Por outro lado, o empregado por medo de perder seu trabalho não fala nada com seu superior.
Segundo Gisela, quando o funcionário encontra-se em tratamento seja com psicólogo ou psiquiatra, ele não faz nenhum comentário com as pessoas. Assim como também não diz que está precisando sair mais cedo ou entrar mais tarde para se tratar, justamente por medo de ser demitido ou ficar rotulado como “louco”. O colaborador se isola até ser afastado do trabalho.
No caso de Madalyn, que viralizou nas redes sociais, o CEO da companhia, Ben Congleton, respondeu a funcionária: “Oi, Madalyn. Eu só queria pessoalmente agradecer a você por enviar mensagens como essas a sua equipe”. A posição do CEO foi bem recebida na internet.
A professora e psicóloga, Gisela Chicralla, discute a questão que foi alvo de polêmica nas redes sociais na palestra Saúde Mental e Trabalho. O ouvinte é conscientizado sobre a importância de cuidar da sua saúde mental. A palestrante faz o profissional refletir sobre o cenário atual onde há muitas pessoas fazendo quadro depressivo e com transtornos de ansiedade por medo de ficarem desempregadas.
- No momento em que a pessoa cuida da sua saúde, seu bem-estar estará refletido não só na empresa na qual trabalha, mas também na sua vida social - sintetiza Gisela.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>