Seminário no Paraná marca lançamento do programa Rotas da Vida pela SMB
A iniciativa, já implantada em Prudentópolis, organiza rotas de transporte sanitário para pacientes em tratamento e será apresentada no 1º Seminário da Acispar, em Curitiba
A SMB Gestão em Saúde apresenta oficialmente, durante o 1º Seminário da Acispar (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais do Paraná), o programa Rotas da Vida, iniciativa voltada à organização e qualificação do transporte sanitário de pacientes entre municípios e centros de referência em saúde.
Com o tema Consórcios Públicos: Cooperação, Inovação e Resultados, o evento acontece de 10 a 12 de março de 2026, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, reunindo gestores públicos, consórcios intermunicipais e especialistas em saúde pública para discutir modelos inovadores de gestão regionalizada.
“O Rotas da Vida nasce como uma resposta prática a um dos desafios mais sensíveis da gestão pública de saúde: garantir que pacientes que necessitam de tratamento fora do município tenham acesso ao deslocamento seguro, organizado e humanizado”, explica Eduardo Minuzzi Passos, diretor geral da SMB.
Embora o lançamento oficial aconteça no seminário, o programa já está em operação desde o segundo semestre de 2025 no município de Prudentópolis (PR), em parceria com a prefeitura municipal. O projeto estrutura rotas de transporte sanitário para pacientes que realizam tratamentos especializados em outras cidades, organizando fluxos, otimizando recursos públicos e ampliando o cuidado ao longo de toda a jornada do paciente, do embarque ao retorno para casa.
“Nosso objetivo é transformar o transporte sanitário em parte integrante da política de cuidado em saúde. O atendimento não termina na urgência ou no hospital. Ele continua no deslocamento, na logística e no acompanhamento seguro do paciente, com toda assistência e hospitalidade durante essa jornada”, acrescenta Bruno Vilela Angeli, coordenador do Núcleo de Educação da SMB.
Experiência operacional em serviços de saúde
O lançamento do Rotas da Vida é sustentado pela experiência operacional da SMB na gestão de serviços públicos de saúde de alta complexidade. A empresa atua na gestão operacional de sistemas de urgência, emergência e transporte sanitário, estruturando operações regionais capazes de atender milhares de pessoas com rapidez, segurança e eficiência.
Entre os cases da empresa está a operação do Samu Campos Gerais, uma das maiores estruturas regionais de atendimento pré-hospitalar do Paraná. O serviço integra bases operacionais distribuídas em diversos municípios, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, mobilizando equipes especializadas e frota dedicada ao atendimento de urgências.
Essa experiência consolida competências fundamentais em gestão logística, regulação de atendimentos, organização de bases operacionais e coordenação de equipes multiprofissionais, elementos que agora são aplicados também à organização do transporte sanitário programado por meio do Rotas da Vida.
Soluções para a gestão regionalizada
Ao apresentar o programa no Seminário da Acispar, a SMB compartilha a experiência acumulada na implantação de operações regionais de saúde e contribui com o debate sobre modelos mais eficientes de cooperação entre municípios, especialmente em contextos consorciados.
O seminário reúne representantes das três esferas de governo, gestores públicos, consórcios intermunicipais e profissionais da saúde para discutir caminhos de inovação na gestão regionalizada e na integração de serviços.
Durante o evento, a empresa também apresentará, em seu espaço de exposição, detalhes operacionais do Rotas da Vida e dos modelos de gestão aplicados em serviços de urgência e transporte sanitário.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>