ERP: o que fazer após a migração para garantir performance e ROI
Por Alfeu Aciely
Cada vez mais, empresas vêm investindo na migração do ERP, seja pela oportunidade de obter redução de custo ao utilizar um ambiente 100% nativo em nuvem, ou até mesmo para modernizar as operações. Mas, com a conclusão do projeto, costuma surgir a dúvida: o que fazer após a migração?
Embora pareça uma nova tendência, essa movimentação começou há muito tempo. A SAP, multinacional alemã, vem sendo uma incentivadora dessa abordagem. Em 2021, lançou SAP Cloud ERP Private, uma oferta que facilita a migração de sistemas on-premise para a nuvem, modernizando processos, infraestrutura e impulsionando a inovação e a inteligência de negócios.
A estratégia da SAP, além de incluir novos recursos na versão, também se baseia na abordagem Clean Core, que prevê mínimas modificações no sistema. Isso facilita para o usuário migrar e transformar os processos, bem como acompanha a crescente adesão da tecnologia em nuvem no mercado, em que, segundo o Relatório Flexera 2024, 71% das empresas já adotam estratégias de nuvem híbrida, destacando a crescente relevância de uma abordagem estruturada para gerenciar dados.
Diante desse cenário, marcado pelo “hype” do momento, muitos usuários já vêm realizando a migração técnica, visando extrair o máximo de oportunidades. No entanto, a “virada de chave” não acontece durante, mas no pós-implementação. Mais do que ter um novo ERP, o cliente precisa compreender que passou a ter um produto moderno e atualizado e, por isso, não precisa se limitar ao “básico”, e sim buscar novas funcionalidades.
Esse é um tópico que precisa ser enfatizado. A migração de um software de gestão vai muito além de um começo, meio e fim. Afinal, não se trata apenas de mudar de um sistema X para Y, mas de toda uma jornada de modernização de processos, que envolve uma série de etapas que acontecem, justamente, nesse momento após a conclusão técnica do produto.
Alguns passos podem apoiar a modernização das operações: a governança, visto que passa a entrar em vigor um novo sistema e que, consequentemente, inclui uma nova forma de executar a gestão; a adoção de novas funcionalidades, uma vez que está em uso uma ferramenta que acompanha as tendências do mercado; e a automação de processos e dados, tendo em vista que o ERP atual detém a capacidade de promover a automatização, garantindo maior eficiência e confiabilidade das informações.
Ainda nesse contexto, considerando que a organização passa a contar com uma solução que detém ativos que apoiam a transformação digital, integrar o uso da Inteligência Artificial também se configura como uma importante iniciativa a ser tomada, buscando aprimorar ainda mais as operações.
Sabemos que o momento após a migração é delicado, já que é um momento marcado, em alguns casos, por receios. Para uma empresa que já está acostumada há anos com uma versão específica, passar a utilizar um sistema moderno e robusto pode ser desafiador e, muitas vezes, pela falta de orientação correta, pode se tornar algo complexo.
Sem dúvidas, contar com o apoio de uma equipe especializada desde o início é fundamental. Isso porque, mais do que realizar a migração do ponto de vista técnico, o time traça o ponto de partida tendo como base a experiência de projetos anteriores, o que contribui para direcionar aspectos primordiais a serem trabalhados, não apenas no fim, mas durante todo o projeto.
Migrar não se trata apenas de aderir a um novo sistema, mas de estar disposto a extrair e utilizar recursos que possam contribuir para o melhor desempenho do negócio. Dessa forma, o “pós” não deve ser visto como o “fim”, mas o início de um momento de aprendizado de novas práticas de desenvolvimento de toda a organização e, sobretudo, da busca por valor em uma versão mais moderna e antenada às necessidades do negócio.
Alfeu Aciely é Business Solution Director na Numen.
Sobre a Numen
Com presença no Brasil, Europa e América do Norte, a Numen é uma consultoria com forte atuação em projetos SAP e parceira estratégica de grandes players globais como AWS, Salesforce e Celonis. Reconhecida por sua abordagem inovadora e foco consistente em resultados, a Numen apoia empresas na transformação digital e na geração de valor sustentável.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>