Mercado aquecido e formação impulsionam carreira de corretores de seguros
Durante uma das lives simultâneas realizadas na quinta-feira (29/01), dentro da 3ª edição do Insurance Mega Trends, promovido pela ENS (Escola de Negócios e Seguros), Simone Maiello, gerente de Ensino da ENS; Andresa Pugliesi, professora da ENS; e Eloise Cury, gerente de Ensino Técnico da ENS, detalharam como funciona o curso preparatório para corretores de seguros e discutiram o cenário favorável da profissão. Com novas turmas previstas para começar nos dias 2 e 9 de março, às executivas destacaram a diversidade de perfis e experiências presentes nas salas de aula.
Ao longo do encontro, Simone apresentou as expectativas promissoras para o corretor de seguros e ressaltou o momento positivo vivido pela profissão, especialmente com projeções otimistas para os próximos anos. “A ENS é a principal referência na formação desse profissional. Já capacitamos mais de 130 mil profissionais em 54 anos de atuação. A escola é muito consolidada na formação dos corretores de seguros”, apontou.
Na sequência, Andresa relacionou o tema ao crescimento estrutural do mercado segurador no Brasil, destacando a ampliação da oferta de produtos e o aumento da relevância do setor na economia. “Muitas mudanças aconteceram ao longo desses anos. A profissão de corretor de seguros vem crescendo a cada ano que passa. Hoje temos mais de 100 ramos de seguros, em média. Antes da pandemia, o seguro representava 3.39% do PIB brasileiro. Hoje estamos em 6.4%, e existe toda uma expectativa para batermos 10% do PIB brasileiro em 2030″, afirmou.
Eloise também chamou atenção para o perfil cada vez mais diverso dos alunos que buscam a habilitação, incluindo profissionais em transição de carreira e pessoas em busca de uma segunda fonte de renda. “O público hoje está muito variado. Temos um crescimento por parte do público feminino. É uma profissão que vem atraindo um público muito grande e a prospecção também”, contou.
Durante a live, Simone explicou como funciona a estrutura do curso preparatório da ENS, que é dividido em três fases e permite ao aluno ingressar gradualmente no mercado. “O curso completo tem 3 fases distintas de formação. Ele começa com toda a parte relacionada à capitalização, na qual conclui o primeiro módulo, formando-se como corretor de capitalização e já podendo, inclusive, começar a atuar. Após isso, ele parte para fase onde vai trabalhar os benefícios, que são os seguros de vida, pessoas e saúde, e previdência. Terminando essa fase, ele pode já obter o registro junto à Susep, começar a trabalhar e finalizar com seguro de danos”, disse.
Além do curso de habilitação, a ENS oferece uma ampla grade de capacitação voltada ao desenvolvimento contínuo dos profissionais do setor, com cursos técnicos, de especialização, MBAs, programas de educação executiva e conteúdos focados em gestão, vendas, regulação de sinistros, previdência, saúde suplementar e inovação em seguros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>