Uso do WhatsApp reduz em 41% o tempo de formalização de contratos na educação
Soluções desenvolvidas pela empresa brasileira para o WhatsApp fizeram o tempo de resposta médio de matrículas cair de 65,2 horas para 38,5 horas
Um levantamento da Clicksign, pioneira brasileira em soluções de assinatura eletrônica, revela que o uso do WhatsApp no envio de documentos para assinatura tem se consolidado como um importante diferencial competitivo no setor educacional, especialmente entre escolas privadas. De acordo com o estudo, o tempo médio de resposta caiu de 65,2 horas para 38,5 horas, o que representa uma redução de 41% no intervalo entre o envio do documento e a conclusão da assinatura.
O movimento é mais evidente entre instituições de menor porte. Enquanto o setor público e universidades usam quase 100% e-mail, as escolas privadas e cursos livres já enviam 7,3% dos seus contratos via WhatsApp, percentual quase três vezes maior do que o registrado entre as grandes redes. A estratégia reflete a busca por mais agilidade no processo de matrícula e menor dependência de fluxos longos e burocráticos baseados exclusivamente no e-mail.
Além da velocidade, o estudo destaca como as instituições equilibram conveniência e segurança jurídica. Embora as escolas participantes não utilizem SMS como canal de envio de contratos, o recurso aparece como camada adicional de autenticação em assinaturas de maior valor. No segmento educacional, 1,2% das assinaturas já utilizam token por SMS, índice que sobe para 1,8% entre escolas privadas, apontando maior preocupação com proteção contra inadimplência e contestação.
“O setor educacional vive uma tensão constante entre agilidade e segurança. Nossa tecnologia permite que as instituições agilizem a comunicação com alunos e responsáveis, sem abrir mão da validade jurídica e do controle do processo”, afirma Michael Bernstein, cofundador e CRO da Clicksign. “Dentro dessa jornada, o WhatsApp encurta o tempo de resposta, enquanto diferentes métodos de autenticação garantem que cada contrato tenha o nível de proteção adequado”, conclui.
Sobre a Clicksign
Fundada em 2010, a Clicksign é pioneira brasileira em oferecer soluções de assinatura eletrônica, em conformidade com a MP 2.200-2/2001 e a Lei 14.063/2020. Certificada pelas ISO 27001 e 27701, a plataforma permite assinaturas via WhatsApp, a criação de fluxos de Automação e o uso do Click.AI para resumos, títulos e mensagens automáticas, e oferece 16 métodos de autenticação de signatários. Com API robusta e documentação completa, já viabilizou a assinatura de mais de 100 milhões de documentos, atende mais de 140 mil empresas em todo o Brasil e registra 4,5 milhões de documentos assinados todos os meses, gerando ganhos de eficiência e redução de custos para seus clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>