Azos dobra reversão de cancelamentos com tecnologia proprietária e agente de IA
Rivaldo Churn aumentou taxa de retenção de 8% para 17% em 30 dias e mostra como automação leve pode impactar em CX e receita no setor de seguros.
A Azos, insurtech especializada em seguro de vida, implantou o Rivaldo Churn, um agente de inteligência artificial integrado ao Slack, que dobrou a taxa de reversão de cancelamentos em apenas 30 dias. O índice dobrou em agosto, resultado direto do uso de tecnologia para apoiar equipes de atendimento na retenção de clientes que estavam em vias de cancelar suas coberturas.
O movimento da insurtech dialoga com uma demanda urgente do mercado. Segundo a CNseg, em 2024 o setor segurador registrou R$ 1,1 bilhão em fraudes confirmadas e R$ 5,4 bilhões sob suspeita, envolvendo 13,3% dos sinistros analisados. Esses números reforçam a necessidade de soluções tecnológicas não apenas para prevenir perdas, mas também para ampliar a eficiência em toda a jornada do cliente.
O funcionamento da ferramenta é simples: quando um cliente solicita o cancelamento, o agente coleta dados relevantes da proposta, gera um dossiê do perfil e recomenda ao atendente argumentos personalizados de retenção. A decisão final permanece com o humano, mas a IA fornece em segundos insights que antes demandavam vários minutos de busca.
“Não é um robô negociando com o cliente. O Rivaldo Churn é um copiloto, que entrega informação no momento certo e permite que nosso time aja com clareza e rapidez. O resultado imediato prova que não é preciso um projeto de meses para ver o impacto da IA em CX”, afirma Rafael Cló, CEO da Azos.
Desenvolvida pelo time interno de tecnologia da Azos, a ferramenta tem foco na integração rápida (via Slack), baixo custo de adoção e governança em conformidade com a LGPD. Todas as recomendações geradas ficam registradas, garantindo rastreabilidade e auditoria sobre cada interação.
“Hoje consigo enxergar o atendimento de uma forma diferente. A tecnologia trouxe mais agilidade para os processos, mas, acima de tudo, permitiu que eu e meu time estivéssemos ainda mais próximos dos segurados que confiam na gente. Isso transforma não só a experiência do cliente, mas também a do corretor que está na ponta, criando relações mais humanas e eficientes com nossos clientes.” diz Izabella Cruz, gerente de atendimento que utiliza o Rivaldo Churn.
Além do impacto direto na receita, levantamento da insurtech aponta que a ferramenta reduziu o tempo médio de preparação dos atendentes e trouxe mais confiança para decisões críticas. A expectativa é expandir o uso para outras etapas da jornada do cliente, como onboarding e suporte a corretores.
“Os resultados mostram que a combinação de IA com o humano pode gerar ganhos rápidos e sustentáveis. Estamos falando de tecnologia aplicada de forma prática, com retornos mensuráveis e governança responsável”, completa Cló.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>