Seguro patrimonial: ferramenta estratégica para o crescimento futuro dos negócios
O seguro patrimonial tem se consolidado como uma das principais ferramentas de proteção para empresas que buscam a continuidade dos negócios, mesmo diante de imprevistos. Segundo dados da Susep, o segmento arrecadou cerca de R$ 2,9 bilhões nos cinco primeiros meses de 2025, um aumento de 22,8% em relação ao ano anterior.
Para Vinícius Câmara, Superintendente Nacional da Excelsior Seguros, essa modalidade vai além de um contrato: é uma garantia de estabilidade financeira. “Um seguro patrimonial é mais do que um contrato; é uma garantia de tranquilidade e continuidade. Ele protege o bem mais valioso de uma empresa, que é a sua capacidade de operar e gerar receita. Diante de imprevistos, o seguro é o mecanismo financeiro que permite à empresa se reerguer rapidamente, sem comprometer o seu caixa”, afirmou.
O setor vem registrando expansão nos últimos anos, um reflexo da maior conscientização sobre a importância da proteção. “A volatilidade do cenário econômico e a crescente frequência de eventos climáticos extremos têm levado mais empresas e pessoas a reconhecerem a necessidade de proteger seus ativos. Além disso, a tecnologia tem simplificado o processo de contratação, tornando o seguro mais acessível e personalizado”, explicou.
Outro ponto é a mudança geracional, que influencia diretamente o posicionamento das seguradoras. “A nova geração valoriza a transparência, a facilidade e a experiência do cliente. Para nos adaptarmos, a Excelsior investe em plataformas digitais intuitivas, agilidade no atendimento de sinistros e na comunicação clara e direta”, destacou o executivo.
Entre os principais motivos que levam os clientes à Excelsior estão a solidez da companhia e a atuação em nichos específicos. “Nossos clientes e interessados nos procuram, principalmente, pela credibilidade e solidez da Excelsior. Além disso, buscam a especialização que oferecemos em nichos como os setores calçadista e têxtil. Nosso atendimento consultivo e nossa capacidade de entregar soluções personalizadas são os maiores atrativos”, pontuou.
Na hora de fechar contratos, a seguradora avalia não apenas métricas financeiras, mas também fatores como risco operacional e medidas de segurança. “Essa abordagem holística nos permite assinar acordos que são mutuamente benéficos, oferecendo a proteção ideal para o cliente e garantindo a sustentabilidade da nossa operação”, concluiu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>