Caju lança calculadora que mede o impacto financeiro da saúde mental nas empresas
Além da ferramenta gratuita, a companhia também disponibiliza um e-book com método inédito para apoiar no cuidado com o bem-estar dos colaboradores"
A Caju, empresa que oferece soluções para RH desde benefícios e despesas corporativas à gestão de pessoas, resolveu ajudar os profissionais de recursos humanos a entenderem o impacto da saúde mental no dia a dia dos colaboradores e no planejamento financeiro dos negócios. A startup aproveitou a campanha de Setembro Amarelo, para relembrar a importância de olhar para o tema e disponibilizar gratuitamente dois novos produtos: uma calculadora de impacto da saúde mental no trabalho e um método inédito que avalia a maturidade das empresas nesse cuidado.
No último ano, o Brasil registrou recordes de afastamentos por ansiedade e depressão. Além disso, a OMS estima que 12 bilhões de dias úteis sejam perdidos globalmente, todos os anos, devido à depressão e ansiedade, o que representa uma perda de US$1 trilhão por ano para a economia. Neste cenário, o bem-estar deixou de ser um tema periférico e passou a ser um imperativo estratégico para empresas que desejam olhar de forma cuidadosa para a qualidade de vida de seus colaboradores e prosperar de forma sustentável.
“Mais do que campanhas sazonais ou ações isoladas, é essencial adotar métricas próprias que permitam avaliar, de forma contínua, a maturidade organizacional no cuidado com a saúde mental dos colaboradores”, comenta Lucas Fernandes, CHRO da Caju.
A Calculadora de Impacto da Saúde Mental no Trabalho permite estimar, de forma prática e objetiva, os custos diretos das saídas de colaboradores por esses motivos. Para utilizá-la, basta reunir três informações básicas: o número de profissionais que deixaram a organização por estresse ou burnout em um ano, o salário médio anual dos funcionários e o percentual de salário anual que representa o custo de substituição, incluindo contratação e treinamento — geralmente entre 20% e 50%. Com esses dados, é possível aplicar a fórmula e obter um valor claro sobre o prejuízo causado pela falta de atenção à saúde mental. A calculadora está disponível online, no link: https://calculadora-saude-mental-caju.vercel.app/
“A ferramenta traz visibilidade a um problema frequentemente tratado como subjetivo. Ao transformar perdas intangíveis em valores concretos, a calculadora ajuda a trazer mais tangibilidade para justificar investimentos em programas de bem-estar, terapias, políticas de flexibilidade e outras iniciativas de prevenção”, destaca Fernandes.
Além de apoiar gestores de RH na construção de casos estratégicos, ela pode ser usada pela liderança para orientar a alocação de recursos e para monitorar, ano a ano, se as medidas implementadas estão de fato reduzindo demissões e custos. Dessa forma, a calculadora se torna um aliado valioso na criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis financeiramente.
Método para migrar para uma cultura de prevenção
Já o Índice de Bem-estar e Saúde Mental, mais um lançamento da Caju, é uma estrutura de análise proposta pela empresa que combina dados quantitativos e qualitativos para apoiar líderes e gestores. Ao adotá-lo como ferramenta de monitoramento, as empresas podem migrar de uma postura reativa para uma cultura preventiva, alinhando pessoas e resultados.
O índice possibilita que empresas compreendam seu grau de preparo e definam estratégias de evolução e foi construído sobre cinco pilares fundamentais: absenteísmo relacionado à saúde mental; presenteísmo e produtividade comprometida; turnover emocional; clima emocional e segurança psicológica; e acesso a benefícios voltados ao bem-estar.
Diferente de pesquisas pontuais, o Índice de Bem-Estar e Saúde Mental da Caju oferece uma visão sistêmica e evolutiva, permitindo que a organização se posicione em um dos quatro níveis de maturidade: reativo, quando há ações inexistentes ou improvisadas, iniciante, com iniciativas pontuais e desconectadas, estruturado, momento em que há programas consolidados com gestão parcial e estratégico, marcando a existência de uma cultura preventiva integrada à liderança. Esse diagnóstico abre caminho para que as empresas transformem boas intenções em políticas consistentes, com impactos reais sobre produtividade, retenção e engajamento.
Mais informações no e-book disponível neste link: https://produtos.caju.com.br/indice-bem-estar-saude-mental-nas-empresas
“Cuidar do bem-estar dos colaboradores não deve ser interpretado como um custo adicional para as empresas. Esse é um investimento estratégico na saúde das equipes, na inovação e na longevidade dos negócios, podendo gerar resultados também na produtividade, potencializando as operações”, completa Lucas.
Sobre a Caju
Com mais de 50 mil clientes em todo o Brasil, a Caju é uma empresa de tecnologia construindo a melhor experiência para empresas e colaboradores nos momentos importantes de suas jornadas. Nossa plataforma simplifica, agiliza e escala as operações de benefícios, gestão de pessoas e despesas corporativas com centralização e integração de dados e sistemas. Fazemos isso com uma experiência de uso fluida, unificada e suporte ágil tanto para colaboradores quanto para as equipes que cuidam das operações. A Caju também foi reconhecida como a startup que mais cresce no Brasil pelo ranking de ‘Top Startups 2025’ do LinkedIn. Saiba mais em: www.caju.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>