Integração entre CRM e WhatsApp aumenta produtividade e reduz custos das empresas
Agendor Chat une ferramentas para equipes comerciais e é adotado em setores como indústrias e fábricas, corretoras de seguros, saúde, educação e logística
Fazer atendimento e vendas pelo WhatsApp se tornou comum em empresas e empreendedores autônomos, sendo um meio de comunicação rápido e prático para tirar dúvidas e fazer negócios. Porém, muitos empreendedores e equipes de operação sofrem para se organizar no aplicativo, dificuldade causada pela alta demanda de mensagens, ausência de automação e a impossibilidade de medir tempo médio de resposta, por exemplo. As dificuldades causam acúmulo de funções para quem oferece o serviço e uma má experiência para quem deseja comprar.
Para evitar cenários negativos como esses, a Agendor — empresa criadora de um ecossistema de soluções para gestão de vendas e do relacionamento com clientes (CRM) — desenvolveu o “Agendor Chat”, uma solução de comunicação para equipes comerciais consultivas que vendem pelo WhatsApp e precisam de controle, colaboração e integração com o CRM, fazendo a ponte entre o relacionamento por WhatsApp e a gestão de vendas, tornando possível que o serviço seja fluido, conectado e escalável.
A ferramenta oferece recursos de automação que permite ações como distribuir conversas entre vendedores, enviar mensagens de boas-vindas e qualificar leads de forma automática. A integração com o CRM garante que cada novo contato seja registrado instantaneamente como uma oportunidade no funil de vendas, sem esforço manual, enquanto o histórico unificado oferece contexto completo para cada atendimento.
Desde a criação da ferramenta, de acordo com Túlio Monte Azul, co-fundador e diretor de produto da Agendor, a proposta é oferecer um serviço que seja fácil de aprender e usar, inclusive para colaboradores e equipes com pouco conhecimento em tecnologia.
“Para ser um diferencial, tem que ser prático e intuitivo. A melhor forma de atender quem tem pouca familiaridade é oferecer poucas ferramentas, poucas abas abertas, mas que sejam boas. Por isso temos o Agendor Chat, que chamamos de um ‘chat dentro do CRM’. Não é necessário aprender uma nova ferramenta, é possível trabalhar uma coisa dentro da outra”, explica.
Atualmente, a solução é adotada, principalmente, por indústrias e fábricas, empresas de consultoria, software e TI, corretoras de seguros, marketing e publicidade, serviços jurídicos e contábeis, educação, saúde, turismo corporativo, audiovisual e eventos, distribuidoras e revendedoras, serviços financeiros, além de transporte, armazenagem e logística.
A Agendor também aposta no uso de inteligência artificial para ampliar a eficiência comercial. A tecnologia permite cadastrar clientes automaticamente, criar tarefas e sugerir ações a partir do conteúdo das conversas. No futuro, a expectativa é que a IA auxilie desde a qualificação inicial até a execução de etapas do processo de vendas, permitindo que vendedores foquem no relacionamento e na negociação, enquanto o sistema cuida da organização e registro de dados de forma invisível.
Ganhos na produtividade e organização
Segundo Túlio, as empresas que adotam o Agendor Chat relatam ganhos significativos na organização e produtividade do time comercial. Um dos principais benefícios percebidos é a centralização do atendimento em um único número de WhatsApp, permitindo que múltiplos atendentes atuem de forma simultânea e coordenada.
Além disso, o histórico de conversas por contato é armazenado automaticamente, o que facilita o acompanhamento das interações e evita perda de informações importantes, refletindo na qualidade do atendimento e no avanço das negociações.
Outros pontos em destaque são a integração com o CRM da Agendor, no qual permite que os contatos e as negociações sejam criados de forma automática durante o atendimento; e a funcionalidade de agendamento de mensagens.
“Muitas equipes usam esse recurso para organizar follow-ups e manter a cadência ideal de contato com seus leads. Do ponto de vista da gestão, os líderes comerciais ganham uma visão consolidada de tudo o que está acontecendo nos atendimentos. Isso dá mais controle, facilita a tomada de decisão e ajuda a identificar gargalos no processo de vendas”, destaca.
Ferramenta gera economia para corretora de seguros
Uma das empresas que usam o Agendor Chat é a Versat, uma corretora de seguros e planos de saúde com média mensal de 130 clientes atendidos. Segundo Bruno Vieira, sócio da Versat, o fato da ferramenta reunir todas as funções num só lugar melhorou o funcionamento das equipes, o diálogo com os clientes e reduziu a perda de tempo com funções manuais.
“É bem intuitiva, torna o trabalho mais prático, sem perda de tempo e desgaste ao ficar procurando e trocando as abas. Em situações com bastante clientes, tem uma conciliação fácil. Aumenta a produtividade dos colaboradores. Usamos constantemente para trabalhar, tem atalhos, chatbots e isso aumenta o nosso desempenho”, explica.
Bruno ressalta a importância dos gestores conseguirem acompanhar as negociações com os clientes por meio do serviço da Agendor, além de gerar economia para a Versat, já que o serviço tem custo menor que outras plataformas do tipo.
“O gestor consegue assistir as negociações e mandar uma mensagem privada para o colaborador com sugestões, é outra forma de melhorar a produtividade. Já usamos CRMs até mais caras, que pagávamos em dólar, e não era possível usar da mesma maneira que o Agendor Chat, com todas as funções integradas”, finaliza.
Sobre a Agendor
A Agendor é uma empresa brasileira de tecnologia que oferece um ecossistema de soluções para vendas B2B, combinando automação e usabilidade para ajudar times comerciais a venderem com mais eficiência e liberdade. Hoje, a plataforma conecta CRM, WhatsApp e inteligência artificial para centralizar dados e trazer previsibilidade para a gestão de vendas. Desde 2012, já impactou mais de 700 mil empresas e mantém 21 mil usuários ativos diariamente. Acesse o site.
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