Dia do Estagiário: 85% dos jovens profissionais são efetivados em multinacional ítalo-brasileira
Referência em tecnologia para a indústria da moda, Audaces aposta em formação técnica, inclusão social e oportunidades de crescimento
Celebrado em 18 de agosto, o Dia do Estagiário reforça a importância desse primeiro passo profissional para milhares de jovens. Na Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência em tecnologia para a indústria da moda, o estágio é mais do que uma porta de entrada: é um ponto de partida para trajetórias de longa duração. Um exemplo é o do desenvolvedor Alessandro Jackson de Oliveira, que começou como estagiário em 1994 e hoje está na liderança técnica de alguns dos principais produtos da companhia, usados por milhares de profissionais em mais de 100 países.
A trajetória de Alessandro se iniciou ainda no laboratório de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado à Audaces na época, sob orientação de um dos fundadores da empresa, Ricardo Cunha. Sua primeira missão foi criar um plugin para o software MicroStation, com uma base de dados para materiais que seria utilizada por outro sistema de usinagem desenvolvido pela fashiontech. Após três anos, ele foi efetivado e hoje lidera o desenvolvimento técnico de produtos como Audaces Moldes, Encaixe, Supera e Digiflash. “Fazemos um trabalho intenso e colaborativo entre desenvolvimento, produto e controle de qualidade, para antecipar riscos, corrigir falhas e oferecer algo que realmente faça diferença”, afirma Alessandro.
Entre os momentos mais marcantes ao longo destas três décadas, ele cita lançamentos de produtos, premiações da empresa e mudanças técnicas, mas, acima de tudo, as pessoas que fazem parte de tudo isso: “O que mais me marcou foi e continua sendo o contato com colegas excepcionais que passaram ou permanecem na Audaces”.
Retenção de talentos
Para a multinacional, investir em estagiários é uma estratégia consolidada. Segundo Andreia Girardini, diretora de Pessoas & Cultura da companhia, 85% destes jovens profissionais são efetivados. “Na Audaces, estagiário é peça-chave para inovar, aprender e transformar. É mais que uma experiência, é o início de grandes conquistas”, destaca.
A cultura de valorização de talentos internos também passa por iniciativas de inclusão social. A Audaces é parceira de instituições como a ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) e o programa Novos Caminhos, que atuam para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Além disso, a empresa prioriza a promoção interna. “Sempre que possível, buscamos preencher novas vagas e posições de liderança com talentos que já fazem parte do nosso time, reconhecendo desempenho, potencial e dedicação”, explica Andreia.
Cultura organizacional
Com sedes em Florianópolis e Palhoça, em Santa Catarina, e na cidade de Rovereto, em Trento, na Itália, a companhia oferece uma cultura corporativa que reconhece a importância da trajetória profissional como um processo contínuo de aprendizado. “Exemplos como o do Alessandro são fonte de inspiração. Ele acreditou na Audaces e cresceu junto com ela. Pessoas assim transformam as empresas que têm o privilégio de tê-las em seu time”, ressalta Andreia.
Para quem está começando agora, Alessandro recomenda foco em resolver problemas, proatividade e busca por soluções simples e funcionais. “Não leve para o lado pessoal se seu código for revertido. Isso acontece com todos. É parte do aprendizado”, diz Alessandro, com humor, em um recado direcionado a estagiários de sua área de atuação.
Sobre a Audaces
A Audaces é uma multinacional ítalo-brasileira, referência global em tecnologia para a indústria da moda e têxtil. Com mais de 30 anos de experiência, a empresa está presente em mais de 100 países, atendendo a 100 mil profissionais. Líder na América Latina, a Audaces possui seis escritórios na América e na Europa e desenvolve soluções inovadoras que otimizam processos de criação, produção e vendas. Acesse o site.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>