Gestão de dados estratégica para desenvolver pessoas LGBTQIA+ nas empresas
Uso estruturado de informações permite identificar barreiras, ampliar oportunidades e transformar a inclusão em ferramenta de crescimento corporativo
Com a crescente valorização de ambientes corporativos diversos e inclusivos, empresas brasileiras têm buscado estratégias concretas para promover o desenvolvimento de pessoas LGBTQIA+. Nesse cenário, a gestão inteligente de dados tem se consolidado como uma ferramenta central para transformar boas intenções em resultados mensuráveis.
Segundo Laura Salles, fundadora e CEO da PlurieBR, primeira plataforma SaaS do país especializada em dados de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP), integrar indicadores de diversidade à gestão de pessoas permite não apenas mapear desigualdades, mas também direcionar ações efetivas.“Sem dados, diversidade vira discurso. Com dados, ela se torna estratégia de negócio”, afirma a executiva, que também é professora de ESG, sustentabilidade voltada para a estrutura interna das empresas, na Saint Paul Escola de Negócios e conselheira de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
No Brasil, onde 80% das empresas reconhecem a diversidade como pilar de inovação, segundo o Instituto Ethos, a combinação entre dados, tecnologia e intencionalidade representa um caminho promissor para o desenvolvimento de talentos LGBTQIA+ e a consolidação de culturas corporativas mais justas e sustentáveis.
Na prática, a gestão de dados DEIP permite às empresas identificar gargalos de promoção, analisar índices de rotatividade e avaliar o clima organizacional entre pessoas LGBTQIA+, promovendo correções de rota baseadas em evidências. A PlurieBR, por exemplo, cruza informações de diversidade com métricas como engajamento e riscos reputacionais, ampliando a capacidade analítica das lideranças.
Outro ponto de atenção é a criação de trilhas de desenvolvimento específicas, considerando as experiências e os desafios enfrentados por profissionais LGBTQIA+. Para isso, é essencial garantir segurança psicológica e combater microagressões e barreiras invisíveis. “É preciso olhar além da presença e pensar na permanência, no crescimento e no reconhecimento. O pertencimento é o que sustenta essas trajetórias. E uma empresa com alto índice de pertencimento, tem melhores resultados, fortalece sua marca e se afirma como marca empregadora potente”, destaca Laura.
De acordo com a CEO, as lideranças precisam ser capacitadas para atuar com escuta ativa e empatia. “Letramento em diversidade e uso estruturado dos dados andam juntos. A empresa que mede, cuida. A que não mede, perpetua desigualdades sem perceber”, complementa.
A tendência, segundo ela, é que, até 2025, mais empresas adotem ferramentas tecnológicas que conectem diversidade a indicadores de desempenho, como retenção de talentos e inovação. A PlurieBR já testa funcionalidades que mensuram o impacto financeiro das ações inclusivas, evidenciando o valor estratégico de investir em pluralidade. Evidenciado que para olhar o futuro uma empresa precisa se atentar para o ROI de inclusão e diversidade
Sobre a PlurieBR
A PlurieBR é a primeira plataforma SaaS do Brasil especializada em gestão e acompanhamento de dados em tempo real de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP). Com foco em transformar ambientes corporativos por meio de métricas em tempo real e ações direcionadas, a plataforma oferece uma solução robusta e inovadora para empresas que buscam integrar DEIP em sua cultura organizacional. Fundada por Laura Salles, a PlurieBR utiliza tecnologia para mapear, monitorar e promover iniciativas inclusivas, ajudando organizações de diversos setores a alcançar resultados concretos e sustentáveis na promoção da diversidade e inclusão.
Sobre Laura Salles
É fundadora e CEO da PlurieBR, primeira plataforma SaaS de gestão e acompanhamento de dados em tempo real de diversidade, equidade, e inclusão e pertencimento (DEIP) do Brasil, que mapeia métricas em tempo real e apoia ações direcionadas nessa área. Laura, que possui mais de oito anos de experiência em gestão de operações, comunicações e pessoas, é formada em hospitalidade, e é especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão pela Universidade Cornell. Atua também como conselheira de inovação da ACSP, e professora do MBA de ESG da Saint Paul e de cursos de DEI da Trevisan.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>