Seguro auto tem semestre positivo com queda de até 19% para apólices femininas
Levantamento da Minuto Seguros mostra que, apesar de pequenas altas em junho, o primeiro semestre de 2025 registrou redução expressiva nos valores, com destaque para Espírito Santo e Goiás.
O preço médio das apólices de seguro dos veículos mais vendidos do Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com um cenário positivo para os consumidores. Segundo levantamento da Minuto Seguros, empresa Creditas e maior corretora digital independente do país, os valores médios registraram queda expressiva na maioria das capitais brasileiras.
Para os homens, a redução foi de aproximadamente 15%, enquanto para as mulheres, o recuo chegou a 14% no acumulado do semestre. As maiores quedas ocorreram nas regiões Sul e Sudeste. Minas Gerais liderou com retração de 16,3% entre os homens, seguido por Rio Grande do Sul (-14,7%), Paraná (-14,9%) e Santa Catarina (-11,8%). Entre as mulheres, os destaques ficaram com Espírito Santo (-19,2%), Goiás (-17,2%) e Minas Gerais (-13,4%).
De acordo com Michel Tanam, gerente da Minuto Seguros, o comportamento do mercado mostra equilíbrio entre risco e competitividade. “Tendo em vista a flutuação nos valores do primeiro semestre, é muito importante que os consumidores estejam sempre atentos e buscarem cotações personalizadas, já que o mercado de seguros é ativo e reage rapidamente a essas variáveis”, afirmou.
Apesar da tendência de queda, alguns estados apresentaram movimento contrário. No perfil feminino, a Bahia teve alta de 7,8%, enquanto no masculino, os aumentos ocorreram no Rio de Janeiro (+2,8%) e Pernambuco (+2,7%).
Capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Vitória (ES) e Salvador (BA). Seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine e Zurich.
Perfis: Homem e mulher, 35 anos, casado(a). As cotações mencionadas no texto são as de menor valor dentro dos perfis avaliados com as seguradoras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>