Eventos corporativos com emoção criam conexão, afirma Marcelo Braga
Teve lágrima. Teve abraço coletivo. Teve quem pediu bis. E não era um show da Taylor Swift. Era uma convenção corporativa. Um evento interno, de empresa, com pauta estratégica, mas com alma.
Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing, tem uma tese simples, mas disruptiva para o universo corporativo: eventos que não emocionam por dentro, não encantam por fora. E essa emoção não é firula. É ferramenta. É métrica. É estratégia.
No mundo atual, em que marcas disputam a atenção de pessoas que já viram (quase) de tudo, criar experiências impactantes vai além de palco, luz e roteiro. “Uma planilha pode ser essencial, mas quando foi a última vez que ela fez alguém chorar... pro bem?”, provoca Braga.
Ele defende o que chama de modo UAU: eventos Únicos, Autênticos e Universais, desenhados para tocar. E quando tocam, ficam. Marcam. Constroem cultura e memória, dois dos ativos mais valiosos de qualquer organização.
Para ele, o coração dos eventos de endomarketing não está na transmissão de mensagens, mas na ativação de sentidos. “Pessoas não lembram de conceitos. Lembram de histórias.” E isso tem base científica. A pesquisadora Jennifer Aaker, de Stanford, já mostrou que histórias são lembradas até 22 vezes mais do que dados soltos.
“Você talvez não lembre o primeiro elemento da tabela periódica, mas certamente lembra daquela história que te arrepiou, contada uma única vez”, explica Braga.
A provocação que o executivo deixa para líderes, RHs, agências e comunicadores é clara: o que você quer que seu time sinta, viva, guarde? Porque só assim a cultura se torna tangível. O pertencimento vira ação. E a empresa, um lugar onde as pessoas querem estar, e não apenas precisam estar.
“Na próxima reunião, não pense só no relatório que vai apresentar. Pense nas histórias que precisa contar. O mundo pode ser infinitamente melhor se cada um de nós criar o hábito de provocar UAU no dia a dia”, diz.
E encerra com uma pergunta que fica ecoando, como um bom refrão:
“Qual foi o último UAU que você promoveu, ou recebeu? E o próximo, já está preparando?”
Conecte-se com Marcelo Braga
Para conhecer mais sobre a trajetória de Marcelo Braga, seu trabalho e as ideias por trás de sua metodologia, acesse suas redes sociais: @bragamkt. Saiba mais sobre a Liga de Marketing e as experiências oferecidas no site [www.liga.com.br] e explore o livro Fantástica Fábrica de UAU! em [www.fabricadeuau.com.br]
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>