Ampla lidera curadoria e comunicação visual da tradicional Festa da Penha no Espírito Santo
Vale patrocinou campanha que celebrou a força coletiva das romarias, com ilustração de Amanda Lobos e presença marcante em pontos estratégicos da Grande Vitória
A edição de 2025 da Festa da Penha, realizada no Espírito Santo, reuniu milhares de devotos no Parque da Prainha, em Vila Velha (ES). Verdadeira celebração de fé e tradição, o evento é uma das expressões mais simbólicas da cultura capixaba. Entre os dias 20 e 28 de abril, os festejos ganharam ainda mais força com o trabalho de curadoria e comunicação visual desenvolvido pela Ampla para a Vale, patrocinadora da festa.
Sob o conceito “Caminhar Juntos é o que Fortalece Nossa Tradição”, a campanha homenageou os milhares de participantes das romarias, exaltando o poder coletivo dessa manifestação centenária.
A Ampla foi responsável pela aplicação da identidade visual em diversos formatos de mídia out-of-home. Outdoors, painéis de LED, MUB bancas e abrigos digitais ocuparam locais estratégicos de Vitória e Vila Velha, cidades que integram os trajetos das romarias, garantindo grande visibilidade e presença da arte nos caminhos da festa.
Um dos maiores destaques da ação foi a projeção da ilustração na Igreja do Rosário, que levou ainda mais poesia e emoção às ruas. O trabalho é da artista capixaba Amanda Lobos, nascida e criada em Vila Velha. Conhecida por seu estilo visual marcante – repleto de texturas e referências à cultura popular –, Amanda escolheu um caminho criativo que deu protagonismo às pessoas que fazem a festa acontecer: conquistas, remadores, mulheres, pessoas com deficiência e tantos outros grupos que compõem a diversidade das romarias.
“A cultura popular do nosso Estado é muito estampada, florida e rica em elementos. Meu estilo também traz isso – e essa riqueza visual está nas romarias”, afirma Amanda. Ela também trouxe uma referência pessoal marcante para a composição da arte: uma fotografia tirada por seu pai durante o encerramento da Festa da Penha em 1982, época em que os fogos de artifício ainda faziam parte da celebração.
Inspirada por essa memória afetiva, Amanda incorporou um céu estrelado à ilustração – elemento que carrega o imaginário e a emoção que associa à festa desde a infância. Segundo ela, o maior desafio foi representar, em uma única imagem, toda a simbologia da festa, as paisagens por onde ela passa e, principalmente, as pessoas que a formam. Para a artista, o resultado é uma “mistura organizada”, que acolhe todos os participantes e homenageia a tradição sem abrir mão de novos olhares e interpretações.
“Procuramos criar uma campanha visualmente potente e emocionalmente conectada com os capixabas, reforçando a importância da tradição e do pertencimento, assim como de uma visão contemporânea sobre as manifestações culturais. A Festa da Penha, patrimônio cultural do Espírito Santo, ganhou, assim, uma nova camada de expressão – com arte, fé, memória e identidade caminhando juntas”, conclui Paty Gasparini, analista de Negócios da Ampla-ES e responsável pelo atendimento à Vale.
Clique aqui para assistir a projeção.
Ficha técnica
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Vale
Diretor de Criação: Bruno Reis
Head de criação: Thauana Moreira
Coordenação de criação: Izabella Rodrigues
Head de Estratégia: Felipe Guimarães
Planejamento: Marcela Rangel
Criação: Jessika Dalcol, Thaina Bonfa, Beatriz Ferreira, Lara Campos
Mídia: Jennifer Kozlowski, Grazi Fiorese
Produção: Rafael Alcântara
Finalização: Jeann Alves, Jane de Paula
Diretora de Negócios: Marla Oliveira
Coordenação de Atendimento: Fernanda Thomaz
Atendimento: Patricia Gasparini e Thaina Batista
Ilustração: Amanda Lobos
Produção de Vídeo: Senhora Filmes
Aprovação: Vale
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>