IA e Machine Learning são o futuro da auditoria interna
Tecnologias emergentes estão transformando a auditoria interna no Brasil, trazendo mais eficiência e precisão às análises
Nos últimos anos, vem aumentando os debates sobre como a inteligência artificial (IA) e o Machine Learning estão transformando profundamente os processos de auditoria interna. Essas tecnologias permitem a automação de tarefas repetitivas e a análise de grandes volumes de dados com uma velocidade e precisão muito superiores às técnicas tradicionais. Além de ajudar na detecção de fraudes, a IA ajuda os auditores a identificar padrões e anomalias de forma mais rápida.
“Hoje, a inteligência artificial não é somente uma ferramenta auxiliar, mas sim, uma parte fundamental da auditoria interna moderna. Esta tecnologia permite que os auditores se concentrem em questões mais estratégicas, enquanto o algoritmo cuida da análise”, afirma Paulo Gomes, Diretor-geral do Instituto de Auditoria Interna do Brasil (IIA Brasil).
A utilização de Machine Learning permite que os sistemas aprendam e evoluam conforme novos dados são incorporados. Isso resulta em auditorias mais precisas, com uma capacidade de prever riscos e até mesmo recomendar ações corretivas antes que problemas maiores ocorram. “A auditoria interna está deixando de ser reativa para se tornar proativa, antecipando riscos e criando um ambiente corporativo mais seguro”, completa o Diretor, do IIA Brasil.
Essas inovações têm impacto direto na eficiência dos processos, reduzindo o tempo gasto com tarefas manuais e aumentando a produtividade das equipes. À medida que as empresas se adaptam a essas novas tecnologias, a auditoria interna se torna mais estratégica, com maior capacidade de apoiar decisões de negócios assertivas e fundamentadas em dados concretos.
No entanto, a adoção dessas tecnologias exige cautela. A IA e o Machine Learning são aliados poderosos, mas dependem de dados de qualidade e precisam ser bem configurados para evitar erros. “O uso incorreto dessas ferramentas pode levar a conclusões erradas, o que reforça a necessidade de auditores altamente capacitados para monitorar e validar os resultados produzidos pelos algoritmos”, alerta Paulo. A transformação digital exige que os profissionais de auditoria estejam em constante aprendizado para garantir que a tecnologia seja usada de forma eficiente e ética, sem comprometer a integridade dos processos.
Sobre o Instituto dos Auditores Internos do Brasil
Fundado em 20 de novembro de 1960, o IIA Brasil (Instituto dos Auditores Internos do Brasil) é uma associação profissional sem fins lucrativos, que presta serviços de formação, capacitação e certificação profissional para seus associados. Sediado na cidade de São Paulo, o IIA Brasil está entre os cinco maiores institutos de Auditoria Interna em atuação no mundo dentre os filiados ao The IIA (The Institute of Internal Auditors), associação Internacional dos Profissionais de Auditoria Interna e áreas afins, com sede nos Estados Unidos.
O IIA Brasil tem o objetivo de promover o valor dos auditores internos nas organizações, proporcionar condições para o desenvolvimento e para a capacitação dos executivos do setor. Além disso, é missão do Instituto disseminar o papel dos profissionais que representam no mercado. Entre suas atividades de profissionalização, o IIA Brasil oferece cursos técnicos, webinars e congressos, promovendo o debate e o intercâmbio de assuntos referentes à Auditoria Interna no país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>