WorkPOD do Sincor-SP ensina técnicas e estratégias para podcasts de sucesso
No dia 6 de janeiro, o Centro de Atividades do Sincor-SP foi palco de mais um “WorkPOD”, um workshop dedicado ao universo dos podcasts. Corretores de seguros tiveram a oportunidade de aprender técnicas para criar podcasts de sucesso e participar de uma experiência prática durante o evento.
O presidente do Sincor-SP, Boris Ber, abriu o evento contando sobre a primeira edição do workshop, quando os apresentadores do SinPodOuvir, o podcast da casa, tiveram um treinamento com a produtora do Programa Seguro da TV Gazeta, Maria Isabel Mello. “Nestes tempos em que somos bombardeados com informação, é necessário identificar o tipo e a posição do conteúdo que temos acesso. O podcast é uma maneira de se adaptar aos novos meios de comunicação”, anunciou.
De acordo com o 2° secretário e diretor de Comunicação da entidade, Rogério Freeman, o objetivo de um podcast é conquistar a confiança e criar um relacionamento com o ouvinte. “Antes, o acesso às informações era limitado. Hoje, o grande desafio é alcançar os clientes diante do mar de conteúdos existentes. Tentar captar a atenção de ouvinte com cortes e chamadas de 2 minutos. Atraí-los para o seu programa principal”, sugeriu.
A gerente de Comunicação do Sincor-SP, Elaine Lisboa, apresentou formas de como um construir um podcast de sucesso. Contando a história e o conceito do termo “podcast”, a profissional explorou possíveis formatos de programas, desde o planejamento e produção, até a divulgação. “A pergunta que deve ser feita é: qual o objetivo principal do seu podcast? A resposta deve guiar a direção do seu projeto”.
Em seguida, o produtor da TV Sincor-SP, Helton Pereira, forneceu dicas técnicas para iniciantes, mostrou os equipamentos necessários e a estrutura dos processos para montar um programa. “Podcast não é uma entrevista, é uma conversa. As ideias são mais importantes do que a pessoa. O convidado e o apresentador devem compartilhar suas histórias, pensando em assuntos que renderiam cortes para as redes sociais, como uma isca de ouvintes. Além disso, o principal elemento desse processo é o áudio. Por ser um produto fundamentalmente sonoro, é necessário prezar pelo áudio. Uma imagem mediana aliada de um áudio perfeito passa, o contrário não”, contou.
Os corretores de seguros ainda colocaram a mão na massa, reproduzindo, na prática, os conhecimentos adquiridos. Divididos em dois grupos, eles foram responsáveis por montarem e simularem um programa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>