Como certificações incentivam práticas sustentáveis no meio corporativo
No cenário corporativo, a sustentabilidade tem se tornado um pilar fundamental para as empresas que desejam se destacar e contribuir para um futuro mais equilibrado. Nesse contexto, certificações ambientais surgem como ferramentas para incentivar práticas e orientar as empresas a adotarem medidas concretas para reduzir seu impacto ambiental.
Alguns exemplos são: Selo Carbon Free, ESG e adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Essas certificações e projetos funcionam para atestar a atuação das empresas e podem ser usadas como forma de divulgação após sua conquista. Neste ano, a Colchões Castor, empresa do setor moveleiro, recebeu o selo Carbon Free, mostrando que a organização assumiu a responsabilidade de medir, reduzir e compensar suas emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a luta contra as mudanças climáticas.
“Para garantir a obtenção do selo, precisamos seguir um rigoroso processo de inventário e gestão de suas emissões, com base em normativas internacionais e utilizando plataformas especializadas no monitoramento de dados ambientais” - explica Hélio Silva, CEO da Colchões Castor.
A empresa participa do projeto cashback ambiental, no qual contribui diretamente para o plantio de árvores nativas, com destaque para o projeto realizado na fazenda Categeró, em Teodoro Sampaio-SP. A ação visa a preservação de espécies como o mico-leão-preto e a recuperação de biomas nativos, ajudando na criação de corredores ecológicos que promovem a biodiversidade e o equilíbrio ambiental.
O uso de madeira reflorestada é outro exemplo, além da criação de espumas ecológicas AG, fabricadas a partir de resíduos de espuma, contribuindo para a economia circular e reduzindo o desperdício.
“A logística reversa de embalagens e o monitoramento do consumo de água e energia também são ações essenciais no caminho para a sustentabilidade. Implementamos práticas que visam a reutilização e reciclagem de materiais, minimizando o impacto das embalagens no meio ambiente. Todas essas ações contribuíram para a conquista do Selo, que tem incentivado muitas empresas” - conclui o CEO.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>