Influenciadores Digitais estão expostos a riscos inerente à atividade e podem e devem buscar a proteção do seguro
O presidente norte-americano Joe Biden sancionou um projeto de lei que obriga a empresa chinesa ByteDance, dona do TikTok, a vender sua rede social nos Estados Unidos a um empresário local. Caso contrário, a plataforma será impedida de funcionar no país
A decisão, motivada por suspeitas de espionagem, levantou questões sobre o futuro dos influenciadores de língua inglesa e espanhola que dependem do TikTok como principal fonte de renda
Riscos e necessidade de Seguro para Influenciadores
Diante de riscos como esse, a seguradora canadense Zensure lançou recentemente um Seguro para Influenciadores de Mídias Sociais. Esses profissionais estão sujeitos a vários riscos relacionados à criação de conteúdo, como negligência profissional, danos a terceiros, danos materiais e incidentes cibernéticos, que aumentam proporcionalmente ao número de seguidores.
“Para os influenciadores, os tipos de cobertura de que estamos falando são difamação ou calúnia. Posso ser um influenciador do TikTok e derrubar uma empresa, e eles podem vir atrás de mim por difamação. A violação de direitos autorais é outra preocupação. Posso inadvertidamente usar a música ou a foto de alguém sem sua permissão, e posso ser processado por isso”, afirmou o CEO da Zensure, Danish Yusuf, em entrevista para a Revista Insurance Business
Cobertura do Seguro para Influenciadores
Entre os influenciadores, os especializados em recomendações e análises de produtos correm mais riscos. Caso um produto recomendado apresente uma falha e prejudique alguém, o influenciador pode ter sua reputação prejudicada ou, em uma hipótese extrema, ser co-responsabilizado pela falha. “À medida que mais pessoas avaliam produtos e confiam em influenciadores, seu escopo de impacto é muito maior”, acrescentou Yusuf.
A startup israelense Notch também está de olho nesse mercado. Por US$ 8 mensais, a empresa oferece um seguro que cobre a perda de acesso à conta do influenciador no Instagram em caso de um ataque hacker, pagando um valor diário enquanto esse acesso não é recuperado.
A indenização considera o número de seguidores, alcance, engajamento e publicações, podendo chegar a US$ 22 mil em um ano.
Seguro para Influenciadores no Brasil
No Brasil, apesar de ainda não haver um seguro específico para influenciadores, eles podem (e devem) contratar um Seguro de Responsabilidade Civil. Segundo o Glossário de Seguros da CNseg, esse seguro “garante a indenização para reparação de danos involuntários causados a terceiros ou ações emergenciais na tentativa de minorar ou evitar o dano, bem como os custos de defesa necessários”
Há também o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, que protege o patrimônio do segurado em caso de danos involuntários causados a terceiros derivados de negligência, imperícia ou imprudência no exercício da profissão.
Outra opção é o Seguro Compreensivo Riscos Cibernéticos, que oferece proteção contra danos diretos sofridos por ataques cibernéticos, gerando perdas materiais, imateriais e de conteúdo informacional, além de ressarcimento contra reclamações de terceiros por violação da privacidade, uso indevido de informações ou violação de direitos de propriedade intelectual. Esse seguro também cobre danos à imagem e à reputação do segurado e danos relacionados à interrupção da atividade do segurado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>