Como determinar o momento certo para expandir o seu negócio
Empresas começam e acabam todos os dias em basicamente todos os países do mundo.
É uma ótima notícia, pois novos negócios estão nascendo. Mas, ao mesmo tempo, é triste, uma vez que significa que negócios não estão conseguindo alcançar seu potencial máximo.
Então, para evitar o segundo cenário, é necessário se reinventar e expandir, sempre que possível e sempre dentro do DNA da empresa.
No entanto, sabemos que determinar o momento certo para expandir o seu negócio pode ser um desafio e tanto.
Então, para passar pelo processo de expansão no momento certo e da forma certa, separamos a seguir algumas dicas para você!
O que analisar antes de expandir o seu negócio?
Segundo o Mapa de Empresas – relatório disponibilizado pelo governo federal referente ao cenário do empreendedorismo – foram abertas mais de 2 milhões de empresas no Brasil no último ano, o que representa números impressionantes.
Mas, historicamente, as chances de uma parte considerável dessas empresas não sobreviverem até seu aniversário de 5 anos são grandes.
O relatório “Sobrevivência das empresas” de 2020 confirma isso.
Então, para evitar que a sua empresa entre nessa estatística, é necessário saber o momento certo de expandir as operações e como fazer isso de uma forma segura e lucrativa.
Para te ajudar nisso, separamos 5 principais itens que você deve analisar antes de iniciar a expansão da sua empresa:
Analise o mercado: Um dos primeiros passos deve ser a análise de mercado para entender qual é a necessidade do seu público alvo, o que os seus concorrentes estão fazendo ou planejando, e quais são as tendências futuras de negócio da economia como um todo.
Capacidade de produção: Para alcançar mais clientes, é preciso ter produto para servi-los. Então, é essencial verificar se os seus fornecedores e funcionários possuem recursos, tempo e matéria prima para cumprir esse desafio.
Cenário econômico: O cenário econômico do país interfere diretamente na possibilidade de consumo e, consequentemente, no lucro das empresas. Tradicionalmente, quanto melhor a economia está, mais lucro as empresas conseguem fazer. Além disso, um cenário econômico positivo proporciona estabilidade para o seu cliente e para a sua empresa.
Fluxo de caixa: É necessário olhar para os números da empresa antes de iniciar a sua expansão. Afinal, não é aconselhável expandir um negócio que está dando prejuízo.
Maturidade da empresa: Antes de expandir, é aconselhável “organizar a casa” primeiro. Então, caso os processos internos já estejam definidos e rodando bem, se seus fornecedores estão entregando os materiais dentro do prazo e qualidade combinados, e se os fatores econômicos estão positivos, pode ser um indício de que o momento é favorável para expandir.
Como expandir uma empresa?
Diante da análise dos fatores colocados acima, você e seu time chegaram a conclusão de que é o momento certo para expandir?
Se sim, então o próximo passo é entender como fazer essa expansão.
Então, separamos mais 5 dicas sobre como expandir uma empresa:
Franquias: Uma das formas mais tradicionais de expandir uma empresa é por meio das franquias. Com isso, é possível estar presente em território nacional ou internacional sem centralizar as operações em apenas um proprietário.
Filial: Para alcançar novos territórios, é possível abrir filiais em cidades e localizações estratégicas. É uma excelente alternativa, mas tende a ser um pouco mais lenta se comparado às franquias.
Novos produtos ou serviços: Pesquise o mercado como um todo e as necessidades dos seus clientes, e analise a possibilidade de oferecer um serviço ou produto novo que esteja de acordo com o DNA da empresa. Com isso, será possível alcançar novas pessoas, além de aumentar as vendas.
Parcerias: Fechar parcerias com outras empresas, empreendedores ou influenciadores pode ser uma excelente jogada, uma vez que, por meio dessa estratégia, é possível ampliar o público que conhece os seus serviços ou produtos, além de ter o “selo de qualidade” da outra parte responsável pela parceria.
Novos canais de distribuição: A expansão da sua empresa não precisa ocorrer apenas no âmbito físico. Então, investir no digital e em outros canais de distribuição pode ser uma excelente alternativa para alcançar clientes com diferentes hábitos de compras dos tradicionais.
E, claro, tudo isso regado a uma excelente estratégia de marketing, ok?
Conclusão
Todo empreendedor conhece as dores e delícias de ter seu próprio negócio, e saber quando e como expandir as suas operações faz parte disso.
Mas, seguindo as dicas apresentadas acima, as chances de sucesso aumentam!
E se precisar de ajuda financeira na expansão do seu negócio, como um empréstimo para empresa, conte com a CashMe!
A CashMe é uma das maiores fintechs do mercado de crédito e já impulsionou mais de R$ 1 bi em negócios com as suas diversas modalidades de crédito empresarial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>