Seis Pontos De Atenção na Hora de Empreender no Setor de Eventos
O mercado de eventos tem crescido de forma exponencial. De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o setor apontou um crescimento de 400% em 2021, em comparação com 2020. Isso porque entre 2020 e 2021, o mesmo teve um prejuízo de R$ 230 bilhões, já que muitos eventos foram cancelados devido a pandemia. Já segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o segmento deve movimentar R$ 40 bilhões em 2023, pois com a volta do presencial, as projeções são muito positivas.
Diante desse cenário, as oportunidades de negócios são muitas, visto que há diversas possibilidades, categorias e áreas que podem ser exploradas, como alimentação e bebidas, locação de espaços, fotografia, brindes, decoração, dentre outros. Pensando nisso, Camila Florentino, CEO da Celebrar, plataforma que conecta grandes companhias e multinacionais a micro e pequenas empresas fornecedoras de serviços para eventos, listou seis pontos de atenção que os empreendedores devem ter na hora de ingressar nesse mercado.
1 – Escolha seu público-alvo e nicho de atuação: Para que as estratégias sejam feitas de forma mais assertiva, é imprescindível que os empreendedores definam seu público-alvo e saibam quem são aqueles que consomem o produto ou serviço. Além disso, é importante ter muito bem definido qual será seu nicho de atuação, para ser cada vez mais certeiro, visto que o setor é muito amplo.
2 – Defina seu modelo de negócios: Para que os empreendedores e colaboradores tenham com clareza o funcionamento da organização, é importante que se tenha em mãos quem são os clientes; quais os produtos e serviços que entrega e o diferencial de mercado.
3 – Faça um bom planejamento: Tendo todas essas informações em mãos, é fundamental que haja um bom planejamento estratégico para saber quais serão os próximos passos; os objetivos a serem alcançados; e quais as atividades que devem ser desenvolvidas para alcançar o resultado final.
4 – Aposte nas redes sociais: Utilize as redes sociais, como Facebook, Instagram e até mesmo o Linkedin, para divulgar seus produtos e serviços e alcançar o público-alvo de maneira mais estratégica. Mas, para isso é preciso saber de forma clara, quais os canais que o cliente consome informações. Só assim é possível aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
5 – Utilize tecnologias e ferramentas digitais: Usufrua de soluções tecnológicas que façam a ponte entre os fornecedores e as empresas contratantes para diminuir os atritos, organizar e realizar os eventos de maneira organizada, eficiente e segura, tudo por meio de plataformas digitais.
6 – Conte com bons funcionários e usufrua de equipamentos e produtos de qualidade: Ter pessoas parceiras e especializadas é fundamental para garantir o sucesso dos negócios. Eles devem ser organizadas, comprometidas, focadas e comunicativas para garantir uma experiência diferenciada para os clientes. Além disso, contar com bons equipamentos e produtos possibilita a entrega de eventos de qualidade.
Seguindo essas dicas, aqueles que querem empreender no setor de eventos têm grandes chances de alcançar êxito, já que este é um mercado muito promissor.
Desenho com traços pretos em fundo branco Descrição gerada automaticamente com confiança média
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