Quais os impactos do ChatGPT para o ecommerce?
Os impactos do ChatGPT estão sendo discutidos em todo o mundo, e a área de vendas e varejo será uma das grandes impactadas com o uso de IA. Diretor de Negócios da maior companhia de tecnologia voltada para crescimento de vendas digitais dos EUA e do Brasil, Edgar da Paixão é especialista em marcas e performance digital e fala sobre os impactos do ChatGPT para o comércio virtual. De acordo com ele, será possível acompanhar com mais facilidade todos os elementos da jornada do cliente, desde a manifestação de interesse no produto até o pós-venda. Paixão explica que a IA tornará mais rápida e prática criação de sites e anúncios, a partir da produção de conteúdos publicitários, tagueamentos e descrições de produtos. O atendimento ao cliente será feito com chatbots mais ágeis e inteligentes. Já para a gestão de campanhas de CRM, a tecnologia irá facilitar o monitoramento de reputação de domínios de email, a resolução de problemas de entregabilidade, as estratégias para aquecimento de domínios, bem como a produção e conteúdos de email/sms/whatsapp para reengajar clientes antigos.
Já para os consumidores, ainda há algumas dúvidas quanto ao futuro. Com a experiência de chat com IA integrada aos mecanismos de busca e aos navegadores, certamente cada vez menos clientes clicarão para ir a algum website, obtendo a maior parte de suas respostas através do chat. Nesse cenário, os principais desafios dizem respeito ao funcionamento das recomendações de produtos e serviços. Como garantir que as sugestões da IA não carregarão vieses favoráveis a determinadas marcas? Essa é uma das principais questões levantadas por Paixão.
Sobre a Red Ventures Brasil (RVBR)
Maior companhia de tecnologia voltada para crescimento de vendas digitais dos EUA, a Red Ventures foi fundada pelo CEO Ric Elias nos anos 2000 e está presente em cinco continentes. No Brasil, foi inaugurada em 2015 e já atuou com parceiros como Itaú, Cogna, Banco Fibra e XP Investimentos, entre outros. Por meio de tecnologia própria, data science, marketing digital e um time especializado, a empresa cria experiências personalizadas para que seus parceiros alcancem a melhor performance de vendas digitais. A RV Brasil também possui seu portfólio de marcas próprias, como o iq, fintech voltada a ajudar os usuários em todas as etapas da sua vida financeira, e a Onze, prevtech de soluções em saúde financeira com foco em previdência privada.
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