Generosidade resiliente: A chave para o futuro da colaboração e da personalização
Miguel Teixeira, CEO, NTT DATA AMERICAS
Vivemos na era do propósito. Em um mundo em constante transformação, as pessoas mudaram o foco e as prioridades em relação ao trabalho. Ao procurar um emprego, as necessidades estão concentradas em outra direção – na busca por ambientes empáticos com um bom clima de trabalho, flexibilidade para equilibrar a vida profissional e pessoal e, essencialmente, nas tarefas que serão realizadas diariamente.
As pessoas querem ser protagonistas da mudança; elas querem deixar uma marca e assegurar que todas as horas dedicadas ao trabalho estejam alinhadas a seus objetivos e valores pessoais.
Para acompanhar essa transformação – um enorme desafio que todas as empresas devem assumir imediatamente – a NTT DATA assumiu o compromisso de fornecer a cada um de nossos profissionais a melhor experiência possível com base em suas preferências e necessidades.
Os desafios da flexibilidade
Este alto nível de personalização nos trouxe uma enorme satisfação e reconhecimento externo. Recentemente, o Top Employer Institute considerou essa visão como um fator de diferenciação ao nos reconhecer como um dos lugares mais atraentes para se trabalhar na América Latina. Além do reconhecimento para os seis países da região onde temos operações, recebemos o selo regional (o mesmo aconteceu na Europa e na América do Norte) o que nos deixou diante de uma meta ambiciosa: alcançar a certificação global no próximo ano.
Além do orgulho, esse nível de personalização na experiência de nossos talentos criou uma espécie de tensão com as necessidades de colaboração das equipes.
Atualmente, uma das exigências mais comuns é a flexibilidade do horário de trabalho. Parece que se passaram anos desde os dias em que tínhamos que estar em um escritório entre 9 e 18 horas.
Considerando esse cenário, vamos supor que uma pessoa queira trabalhar apenas remotamente de manhã e outra que esteja disponível somente à tarde. Rapidamente surge um conflito; e, se eles fizessem parte do mesmo projeto, não haveria um momento em que as duas pessoas pudessem se encontrar. Um exemplo simples de um dilema que pode assumir muitas formas diferentes.
Perder um pouco para ganhar algo melhor
Nesses casos, surge o conceito de generosidade resiliente. Ao contrário do que se acreditava no passado, ceder não é sinônimo de fraqueza ou derrota. Pelo contrário, está demonstrado que, quando alguém tem uma atitude generosa com alguém, encoraja outros a exercer generosidade a seu favor.
No exemplo acima, ambas as partes poderiam flexibilizar um pouco e chegar a um acordo: a primeira ficando uma hora a mais; a segunda começando uma hora mais cedo. Perder um pouco para ganhar algo muito maior.
É esta a filosofia que promovemos na NTT DATA e que nos valeu o reconhecimento do Top Employer Institute. Ou seja, apoiar nossas operações com valores essenciais nos quais todos na organização acreditam. Desta forma criamos, juntos, o melhor ambiente de trabalho para o desenvolvimento dos melhores talentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>