O que as empresas podem fazer para evitar as principais doenças do verão entre seus colaboradores?
Arboviroses, como dengue e zika, e melanoma estão entre as enfermidades que demandam maior cuidado nesta época do ano, e as companhias podem colaborar com a prevenção
As arboviroses são doenças transmitidas principalmente por mosquitos e causadas por alguns tipos de vírus. No Brasil, as com maior prevalência são a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Enquanto as três primeiras têm como vetor o famoso mosquito Aedes aegypti, a última ocorre principalmente em áreas rurais, transmitida, geralmente, pelo mosquito Haemagogus leucocealenus. No verão, a proliferação desses insetos aumenta o risco de contaminação, especialmente em regiões endêmicas. Em 2022, até meados de outubro, foram 1,3 milhão de casos de dengue no Brasil, um aumento de 184,6% no número de casos prováveis da doença em comparação com o mesmo período de 2021¹.
O verão também traz mais riscos para o desenvolvimento do melanoma, um dos tipos de câncer de pele mais comuns em todo o mundo. A exposição ao sol sem os devidos cuidados, como uso de protetor solar com fator de proteção adequado ou roupas com revestimento contra os raios ultravioletas, aumenta a chance de evolução da doença. Segundo o Inca, cerca de nove mil brasileiros desenvolveram o melanoma em 2022².
“A incidência deste tipo de tumor vem aumentando. Por isso, a prevenção é essencial. Por exemplo, lembrar que o protetor precisa ser reaplicado ao longo do dia, pois a sua eficácia vai diminuindo após algum tempo é fundamental. Ainda que existam recursos para o tratamento hoje em dia, como a dermatoscopia digital, que faz o mapeamento milimétrico das lesões existentes na pele e alerta o dermatologista para agir quando necessário, o melhor é prevenir sempre”, explica Tiago Kenji, oncologista e diretor-técnico do Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula, que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.
Em medidas diferentes, o melanoma e as arboviroses impactam na vida social, familiar e laboral dos indivíduos. Felizmente, elas têm em comum serem doenças preveníveis. Neste contexto, as empresas podem colaborar para reforçar atitudes mais saudáveis de seus colaboradores, especialmente porque grande parte das pessoas têm dificuldades para adotar hábitos saudáveis. Uma pesquisa³ realizada pela Dasa Empresas e o Instituto Ipsos identificou que 66% dos entrevistados concordam que deveriam cuidar mais da saúde, mas não conseguem. No que diz respeito à prevenção de doenças, 58% das pessoas afirmam que só vão ao médico quando identificam um problema. Além disso, menos da metade dos entrevistados (47%) faz exames preventivos uma vez ao ano, sendo que 28% argumentam que têm receio dessa prática por medo do que podem descobrir.
“A oferta de canais ativos e eficientes de comunicação com os colaboradores é uma das formas que as empresas podem utilizar para levar mais informações aos seus funcionários, inclusive no período de recesso, o que contribuirá para adoção de hábitos saudáveis”, afirma Dr. Alexandre Toscano, diretor-médico da Dasa Empresas, gestora de benefícios e soluções de saúde corporativa da Dasa.
“O mapeamento do perfil do usuário, que tem como intuito identificar os principais problemas de saúde que existem ou que podem surgir em determinados grupos de pessoas, além da realização de campanhas, programas e ações que auxiliem à adoção de atividades físicas regulares, alimentação balanceada, menor consumo de bebidas alcoólicas e abdicação do tabagismo, colaboram para redução do absenteísmo e do turnover, bem como são aliadas das companhias no combate e diminuição de diversas enfermidades, como as com maior incidência no verão”, completa o médico.
Referências
1 - Ministério da Saúde. Ministério da Saúde lança campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti de 2022.
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti-de-2022#:~:text=Em%202022%2C%20at%C3%A9%20meados%20de,909%20%C3%B3bitos%20confirmados%20em%202022.
2 - Câncer de pele melanoma. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pele-melanoma
3 - Saúde pós-pandemia. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, a pedido da Dasa Empresas, com 1.014 funcionários de companhias de todas as regiões do Brasil, entre os meses de novembro e dezembro de 2021. Participaram colaboradores de empresas com no mínimo 400 funcionários, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo 51% mulheres e 49% homens. Tem um erro amostral de 3,1 pontos percentuais.
Sobre a Dasa
A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.
Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de mil unidades no Brasil.
A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.
Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br
Sobre a Dasa Empresas
A Dasa Empresas é a gestora de benefícios e soluções de saúde corporativa da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. Com o propósito de oferecer mais qualidade de vida para os colaboradores das empresas e sustentabilidade aos negócios dos clientes, é uma parceira estratégica na personalização de ferramentas, tecnologias e recursos que favorecem à gestão de saúde. Além de ter um time altamente capacitado que gera insights, auxiliando as companhias em suas demandas, conta com a maior base de dados de saúde da América Latina. À frente do seu segmento, atua com foco na atenção preditiva, preventiva e customizada, por meio da interoperabilidade de dados, promovendo o cuidado unificado dos colaboradores e seus dependentes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>