WSO2 aponta as quatro principais tendências de tecnologia de identidade e acesso em 2023
Experiência do cliente e integração entre B2B e B2C devem orientar as empresas neste ano
As tecnologias ligadas à identidade e acesso têm ganhado cada vez mais destaque à medida que as empresas buscam aprimorar as experiências dos clientes, sejam eles consumidores ou corporativos. Em suas observações do mercado, Geethika Cooray, vice-presidente e gerente-geral de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) da WSO2, líder global em tecnologia de transformação digital, listou as quatro principais tendências deste segmento em 2023.
1 - Capacitação de desenvolvedores para criar experiências digitais confiáveis
A principal prioridade das equipes de desenvolvimento em 2023 será combinar segurança robusta para seus clientes com experiências personalizadas e fluidas, bem como a um maior controle de informações pessoais. Esperamos que as empresas procurem soluções de gerenciamento de acesso e identidade do cliente (CIAM) com abordagens low code que forneçam elementos que facilitem a integração entre aplicativos e sistemas. Isso ajuda os desenvolvedores de aplicativos a tirar o máximo de suas habilidades atuais, reduzir a curva de aprendizado e acelerar o desenvolvimento.
2 - Experiência de consumidor no ambiente corporativo
Os clientes corporativos também são consumidores, por isso, esperam que o ambiente de trabalho forneça as mesmas facilidades e experiências digitais seguras que encontram em suas vidas pessoais. Portanto, as empresas devem aplicar as melhores práticas de gerenciamento de identidade e acesso para todos os usuários. Os exemplos incluem opções de autenticação multifator sem senha, como tokens ou biometria; login único para vários aplicativos; nível de acesso personalizado por cargo ou para terceiros; e suporte para os dispositivos móveis usados por quem trabalha remotamente ou no escritório.
3 - Demanda crescente por CIAM B2B
À medida que as empresas aumentam sua presença online, elas exploram novas maneiras de alcançar mais clientes por meio de parcerias inovadoras. Por isso, a adaptação de soluções de CIAM B2C para B2B, com personalização de identidade de cliente e software de gerenciamento de acesso, é um caminho que vem sendo cada vez mais adotado, mas cria uma complexidade desnecessária. A automação de tecnologias de CIAM evita esse obstáculo ao oferecer suporte aos vários níveis de suborganizações, juntamente com a capacidade de delegar a administração do CIAM a essas entidades. Só assim as companhias vão poder alavancar clientes e parceiros de negócios para dimensionar modelos de negócios e ampliar seu alcance de mercado, ao mesmo tempo em que adaptam a experiência do cliente para otimizar o envolvimento com diferentes comunidades de usuários.
4 - Especialistas em SaaS vão procurar cada vez mais plataformas CIAM prontas para uso para gerenciar usuários
O software como serviço (SaaS) é o mecanismo de entrega de aplicativos predominante atualmente, muito devido aos benefícios da nuvem, incluindo escalabilidade, flexibilidade e agilidade. Muitas empresas de SaaS, sejam elas B2B ou B2C, passaram a criar suas próprias soluções de CIAM. No entanto, em 2023, podemos esperar que muitas empresas de SaaS, sejam elas B2B ou B2C, recorram a plataformas CIAM comerciais prontas para uso e “terceirizem” o CIAM para empresas especializadas nele. Com estas soluções, os desenvolvedores podem focar nos seus principais produtos enquanto as plataformas de CIAM são atualizadas com os mais recentes recursos de privacidade e gerenciamento de consenso definidos pelo governo, como os determinados pela Lei Geral de Proteção de Dados, no Brasil.
Sobre a WSO2
Fundada em 2005, a WSO2 permite que milhares de empresas, incluindo centenas das maiores companhias do mundo, grandes universidades e governos impulsionem sua jornada de transformação digital - executando mais de 60 trilhões de transações e gerenciando mais de um bilhão de identidades anualmente. Usando a WSO2 para o gerenciamento de APIs, integração e gerenciamento de identidade e acesso de clientes (CIAM), estas organizações aproveitam todo o potencial de suas APIs para entregar de forma segura software, serviços digitais e aplicações. Nossa abordagem de software de código aberto, focada em API, que pode ser executada no local ou em nuvem, ajuda os desenvolvedores e arquitetos a serem mais produtivos e a criar rapidamente produtos digitais que atendam às suas necessidades, ao mesmo tempo que permanecem sem restrições de fornecedores. A WSO2 tem mais de 900 colaboradores em todo o mundo, com escritórios na Austrália, Brasil, Alemanha, Índia, Sri Lanka, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos da América. Visite https://wso2.com para saber mais. Siga a WSO2 no LinkedIn e no Twitter.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>