Mercado de seguros argentino passa por desafios
Se no Brasil o mercado de seguros tem se mostrado resiliente e apresentado crescimento mesmo em anos difíceis, o mesmo não acontece na Argentina. De acordo com o CEO & Co-Founder da Moment Of People (MoP), Gaston Zelarayan, as empresas enfrentam os piores resultados em 17 anos: 111 das 188 companhias em operação registraram perdas. “Vale destacar que essa queda foi agravada pela cotação dos títulos públicos em pesos e também o aumento dos custos operacionais, sobretudo, de sinistros, ponto que muito tem a ver com a falta de adoção de aplicativos e soluções tecnológicas para a apresentação dos processos formais como são a inspeção e reclamação”, afirmou.
Para ele, as fraudes são um desafio histórico que hoje, mais do que nunca, se converteu em algo mais que um problema afetando o exercício financeiro e rentabilidade das companhias e intermediários. Segundo dados da SURA, foi detectado 65% de fraude nos sinistros de automóveis, o ramo mais saudável em termos de lucratividade da indústria até o momento.
Outra questão é que os corretores precisaram também adaptar seu modo de trabalho em função da pandemia, que acelerou o processo de transformação digital nas seguradoras. “Ele foi obrigado a oferecer um serviço de venda e pós-venda 360 para reter um cliente segurado em sua carteira, já que hoje os clientes podem fazer suas compras em poucos cliques. Esse relacionamento e consultoria não são apenas necessários, mas também está provado que melhora a rentabilidade a médio e longo prazo”, destacou.
Neste contexto, o MoP (Moment-Of-People) se mostrou uma ferramenta valiosa. “É uma solução nascida com foco na satisfação das necessidades do negócio segurado voltado para o cliente (CX), para fidelização da carteira, impactando a operação interna para criar uma proposta de transformação abrangente que impacta a lucratividade ao ganhar participação e relevância sem a necessidade de aumentar custos operacionais ou de serviços”, explicou o executivo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>