Black Friday pode gerar aumento de até 40% nas vendas do e-commerce
Aumento na intenção de consumo e Copa do Mundo durante a data podem garantir aos varejistas novas oportunidades de expandir o negócio
Com uma tradição de descontos e promoções, a Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo varejo digital. Para ilustrar, segundo levantamento realizado pela Cartpanda, plataforma que oferece soluções para o e-commerce, a tendência de aumento de vendas dos lojistas da ferramenta durante a data é de 35% a 40%.
“O movimento que observamos nos últimos anos com os clientes que utilizam a nossa plataforma é que, somente com a Black Friday, já há uma maior demanda”, explica Lucas Castellani, CEO e fundador da Cartpanda. “Nesse ano também não podemos ignorar a copa do mundo, o cenário mais consolidado do varejo digital e o aumento das atividades no setor de serviços e na expectativa de compra”.
O levantamento também acompanha as previsões de consumo para a data. Para ilustrar, de acordo com pesquisa realizada pela Nielsen|Ebit, 78% dos brasileiros pretendem comprar durante a Black Friday e, como analisa Castellani, o e-commerce será responsável por efetivar essa alta na demanda.
A Intenção de Consumo das Famílias, divulgada pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também vem em escalada. Em outubro, o indicador cresceu 2,1% - caracterizando a nona alta consecutiva da taxa. Para Castellani, esse respiro na economia e aumento das expectativas de consumo da população denota uma oportunidade clara de aumento de vendas para os comerciantes, que devem se preparar para lidar com a maior procura por produtos dentro dos marketplaces.
De acordo com o executivo, o segundo semestre de 2022 também será atípico: pela primeira vez, a sexta-feira de descontos ocorrerá durante a Copa do Mundo. Como tal, projeções de mercado já apontam oportunidades em grandes setores varejistas. De acordo com a Associação Brasileira de Varejo e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, é esperado um aumento de até 12% nas vendas durante o período do evento - o que incentiva promoções e campanhas para produtos eletrônicos e de vestuário, por exemplo.
Ainda, o especialista indica que consolidado com o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o e-commerce já não é mais a tendência, e, sim, o futuro do varejo 4.0 - cada vez mais transformado pelas influências digitais do mercado. “O público está aumentando sua preferência pelo online. Cria-se uma necessidade de as marcas expandirem os seus negócios e o amadurecerem em plataformas digitais, garantindo não só uma maior imersão dentro desses novos espaços online, como também maiores oportunidades de mercado e expansão. A Black Friday é uma efeméride que traz crescimento pontual, mas, para além disso, é necessário pensar a longo prazo”, finaliza.
Sobre a Cartpanda
Startup fundada em 2020 por Lucas Castellani, é uma plataforma para vender produtos físicos e digitais, na qual empreendedores podem utilizar links de checkout, loja virtual ou integrações para realizar vendas. Com a Cartpanda é possível utilizar produtos próprios, como o gateway de pagamento multi-adquirente, que garante maximizar a aprovação. Criada inicialmente para atender empreendedores que atuam com dropshipping, hoje oferece um ecossistema completo e moderno, auxiliando a jornada de venda de seus clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>