Por que todo profissional deve aprender oratória
Gustavo Farias e André Fontenelle, instrutores na Udemy, dão dicas de como aprender a falar em público
Quem nunca, em algum momento da vida profissional, suou frio antes de fazer uma apresentação ou de participar de uma reunião importante? Para a maior parte dos profissionais, aprender a falar em público pode ser, além de uma habilidade que dará impulso na carreira, uma forma de conquistar mais confiança e autonomia.
Para Gustavo Farias, instrutor de oratória na Udemy, a comunicação é a principal habilidade para o sucesso profissional. “A comunicação é a base das principais habilidades comportamentais, como liderança, negociação e escuta ativa”, diz ele. “Se uma pessoa tiver todas as habilidades técnicas necessárias para um cargo, ser proficiente em oratória fará com que ela se destaque entre os outros profissionais com a mesma qualificação.”
A dica de Farias para quem busca ter clareza ao se comunicar é se planejar. “Esse planejamento não é apenas definir o que será falado numa apresentação, mas também estudar o público, entender o que ele está buscando, definir que objetivos devem ser atingidos com a mensagem, refletir sobre a melhor forma de apresentar a mensagem para aquele determinado público... E por aí vai”, diz ele.
Segundo André Fontenelle, também instrutor de oratória na Udemy, reforçar habilidades de comunicação faz com que o trabalho no dia a dia fique, inclusive, mais fácil. “Tanto saber falar em público quanto se expressar com clareza fazem com que a audiência entenda a mensagem transmitida e, dessa forma, você alcance o seu objetivo, seja essa audiência uma plateia de fato ou os funcionários que você lidera”, diz ele.
Criar um roteiro é a dica de Fontenelle para quem busca organizar melhor os pensamentos antes de falar em público. “O primeiro passo é listar todos os itens que precisam estar na apresentação. Depois disso, é a hora de desenvolver cada um desses itens”, explica ele.
De acordo com ambos os instrutores, a timidez ou o nervosismo atrapalham na hora de falar em público – mas podem ser contornados. “Todos nós somos tímidos em algum grau. Algo que ajuda os profissionais a vencerem isso é ensaiar”, diz Fontenelle. “Para contornar a timidez ou o nervosismo, é importante lembrar que a comunicação é treinável, é uma habilidade que pode ser adquirida, como qualquer outra”, diz Farias.
Outras dicas dos instrutores são ter conhecimento sobre o tema (o que parece óbvio, mas nem sempre é), tomar cuidado com a postura (se possível, mantê-la ereta), evitar segurar objetos que possam causar distrações (como canetas e chaveiros) e... Ser confiante e espontâneo. “Seja você mesmo!”, encoraja Farias.
Sobre a Udemy:
A Udemy (Nasdaq: UDMY) fornece desenvolvimento de habilidades de forma flexível e eficaz para capacitar empresas e indivíduos. O marketplace da Udemy, com milhares de cursos atualizados em dezenas de idiomas, fornece as ferramentas de que alunos, instrutores e empresas precisam para atingir os seus objetivos e o seu potencial máximo. Milhões de pessoas aprendem na Udemy com especialistas do mundo real, em temas que vão desde programação e ciência de dados até liderança e team building. A Udemy Business oferece para os seus clientes corporativos uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários, com acesso por assinatura a milhares de cursos, learning analytics e a capacidade de hospedar e distribuir o seu próprio conteúdo. Entre os clientes da Udemy Business, estão o Glassdoor, a GoFundMe, a On24, o Banco Mundial e a Volkswagen. A Udemy tem sede em São Francisco (Estados Unidos), com hubs em São Paulo (Brasil), Ancara (Turquia), Austin (Estados Unidos), Boston (Estados Unidos), Mountain View (Estados Unidos), Denver (Estados Unidos), Dublin (Irlanda), Melbourne (Austrália) e Nova Délhi (Índia).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>