Advogados Palestram Sobre a Relevância da Responsabilidade Civil na Corretagem de Seguros
A delegacia Sincor RS região Vale do Sinos promoveu uma palestra sobre a importância da assistência jurídica na rotina de uma corretora de seguros. Destinada aos corretores da região, a atividade aconteceu na noite de terça-feira, 23 de setembro, no centro de eventos Sindilojas NH, em Novo Hamburgo (RS). Os palestrantes convidados foram os advogados Henrique Schommer e Diomedes Bastos. O encontro teve o apoio da seguradora Porto.
Na abertura da atividade, a delegada do Sindicato no Vale do Sinos, Elisiane Kern, agradeceu a presença de todos, ressaltando que o evento foi programado com muito carinho. “Como dirigente da entidade me coloco a disposição de nossa categoria, porque juntos somos mais fortes”, afirmou Elisiane.
O presidente do Sincor RS, André Thozeski, demonstrou sua satisfação em rever colegas e amigos de profissão depois de dois anos de pandemia e agradeceu a Deus porque todos puderam retornar aos eventos presenciais. Ele enalteceu o brilhante trabalho realizado pela delegada do Sindicato na região. “O Vale do Sinos é um celeiro de voluntários em nossa entidade já que vários corretores da atual diretoria são oriundos dessa região. Aproveito a ocasião para convidar todos os corretores de seguros a fazerem parte do Sincor RS, pois esse trabalho tem muito mais êxito quando é feito em conjunto”, argumentou Thozeski.
A gerente regional Serra Sinos/RS da Porto, Marta Wouters, compareceu ao encontro e foi ela quem fez a conexão para a participação do consultor de RC da Seguradora, Eder Pimentel, que fez uma breve palestra através de uma plataforma virtual. Sua explanação contemplou características e aspectos importantes como mercado; a nova relação; reclamações com os profissionais; vulnerabilidade do seguro e oportunidades.
Ao ressaltar que o RC Profissional possui grande apelo comercial, Pimentel apresentou atividades abrangidas pelo produto: “profissionais da saúde, advogados e/ou escritórios de advocacia, corretores de seguros, agentes de viagens, engenheiros, arquitetos e/ou escritórios, empresas de tecnologia, veterinários, contadores, entre outros”.
Especialistas em Direito do Seguro e acidentes de trânsito, os advogados Schommer e Diomedes palestraram a respeito da temática responsabilidade civil. Diomedes argumentou que a responsabilidade civil constitui-se num instituto do Direito em que é mais amplo o espectro das indenizações por apresentar uma subjetividade muito grande, deixando muito a cargo do julgador a arbitragem do valor.
“Geralmente é o juiz que arbitra uma indenização de dano moral, dano estético. E o corretor de seguros também tem uma grande responsabilidade civil”, observou o advogado. Diomedes explicou o que é a responsabilidade civil (RC), apresentou quais os tipos de RC existentes e ainda deu dicas importantes e significativas para que o corretor não cometa um erro e seja responsabilizado civilmente.
Já o advogado Henrique Schommer comentou que seu escritório já trabalhou com vários casos referentes a defesa de corretores de seguro e que na maioria das vezes o segurado ingressa na justiça com uma ação contra a companhia seguradora e o corretor ou o chamado terceiro processa o causador do sinistro, o corretor de a seguradora. “Na maioria das situações o segurado está insatisfeito porque a seguradora não pagou o valor que deveria ter sido pago. Entretanto, existem situações mais graves em que o seguro de RC profissional poderá ser de extrema importância para o corretor”, explicou Schommer.
“De acordo com levantamentos realizados, grande parte das judicializações ocorrem por insatisfação com a companhia seguradora e até mesmo um prestador de serviços”, complementou o advogado.
Durante o evento foi servido um café especial e também houve a arrecadação de material de limpeza que será entregue ao abrigo Morada dos Gigantes, de Novo Hamburgo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>