Dicas para fazer sua empresa dar certo
Especialista em Marketing e vendas para Micro e Pequenos Empreendedores ensina os primeiros passos de um empreendedor e alerta sobre o que evitar
Levantamento inédito do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- mostra que entre 2020 e 2021 quase metade de todos os negócios abertos no Brasil se deram por falta de opção. Ou seja, cerca de 3 milhões de brasileiros não conseguiram empregos formais e encontraram no empreendedorismo a alternativa para gerar renda.
Isso significa concorrência maior em todos os mercados e automaticamente maior necessidade desses novos empreendedores aprenderem rapidamente a promover seus negócios e fazê-los sobreviver - e assim não entrar na estatística de que quase 50% dos negócios abertos no Brasil fecham em até três anos.
Nessa esteira, vem à tona a importância de conhecer técnicas básicas para atrair clientes e vender. Afinal, o comportamento de consumo dos brasileiros está mudando. O País registra menos pessoas entrando em lojas físicas e soma mais de 160 milhões de usuários nas redes sociais . A expectativa é que nos próximos cinco anos esse número aumente mais 16%.
Com tudo isso, o que fazer no início da jornada empreendedora, sem precisar investir muito?
O especialista em Marketing e Vendas para Micro e Pequenos Empreendedores, Wagner Lima, destaca que “a tarefa para se manter vivo e atraente no mercado não é fácil, mas - definitivamente - é possível”. Segundo ele, “entendendo o seu público-alvo e tendo clareza sobre qual será a utilidade do seu produto ou serviço na vida do seu cliente, basta definir a estratégia a ser usada e duas ou três ferramentas”.
Em geral, os novos donos de negócios precisam estar no mundo digital e saber vender. Veja as dicas abaixo:
Crie um perfil no Instagram
O que publicar: conteúdos sobre seu produto ou serviço (que problema ele soluciona, antes e depois, como usá-lo, em que situações usá-lo, que resultados ele gera...)
Por que fazer isso: quando você fala de uma marca hoje em dia, a primeira coisa que as pessoas fazem é buscar informações do produto ou serviço na internet. E com isso você tem um canal de contato rápido com seu cliente.
Formato: mescle fotos e vídeos
Quantidade: 2 a 5 posts, por dia
Ative sua rede de contatos
Faça uma lista de contatos (amigos, vizinhos, colegas, familiares) e converse com todos para falar o que você está fazendo e peça indicações de clientes ou mesmo venda para eles. Quanto mais contatos fizer, maiores suas chances de vender. Quem não é conhecido, não é lembrado.
Aprenda a vender
Vender bem não significa falar bem do seu produto. Você precisa despertar o interesse no seu potencial cliente e para isso é preciso saber perguntar para que com as respostas dele você possa dizer aquilo em que seu produto/serviço poderá ajudá-lo. Por exemplo: se você vende sabonete, não vale a pena ficar falando que seu produto é feito com elementos x ou y. Ressalta os benefícios e vantagens, dizendo o quão sedosa e macia fica a pele, destaque o cheiro bom que ele deixa
Para o especialista em Micro e Pequenas Empresas, com essas ações as chances de o novo empreendedor ter sucesso são maiores e junto a isso ele destaca o que evitar na hora de colocar ações de Marketing e Vendas em prática:
Cada negócio tem sua característica; evite se comparar com o vizinho. Muitas vezes o que o outro faz não funciona para o seu negócio
Evite no começo ter mais de uma rede social. Prefira ter apenas uma, mas com conteúdo relevante, interessante do que várias que você não terá tempo para alimentar da maneira correta
Marketing não vive sem Vendas. Não adianta você fazer um trabalho incrível nas redes sociais, mas não saber vender para clientes que te encontram na internet. Aprenda a vender online
Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, foram abertas 1,35 milhão de empresas no Brasil. E a expectativa, de acordo com o especialista, é que esse número continue aumentando consideravelmente. “Entender que Marketing e Vendas são o coração e o pulmão de um negócio é essencial para dar a essas duas áreas a importância que elas merecem. Sem cliente um negó
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