Surgimento de medidas de transparência obriga adaptação de anúncios em dispositivos móveis
Empresas justificam que novas medidas garantem a proteção dos dados pessoais e certificam privacidade e segurança às plataformas
No ano passado, a Apple disponibilizou para seus usuários do iOS/iPadOS 14.5 a ferramenta App Tracking Transparency (ATT), também conhecida como Transparência do Rastreamento de Apps. Ela exige que os usuários finais dêem consentimento para o rastreamento e uso dos dados.
Entretanto, este recurso não será mais exclusivo apenas para usuários da Apple. Em maio, a loja de aplicativos para Android, Google Play, anunciou um novo recurso de transparência nomeado de "Segurança de Dados". A seção será disponibilizada gradualmente e apresentará informações detalhadas sobre como os aplicativos utilizam as informações que coletam dos aparelhos mobile. A justificativa usada pelas empresas é garantir a proteção dos dados pessoais de quem faz conexão via mobile e certificando privacidade e segurança às plataformas.
"Estas novas diretrizes não dificultam apenas a vida de grande parte das empresas de tecnologia de publicidade, mas também dos anunciantes e dos usuários, uma vez que o envio de anúncios precisos e direcionados fica comprometido” explica Bruno Niro, founder e COO da Adgrowth, adtech focada em aquisição de usuários e rentabilização em aplicativos móveis.
Por este motivo, muitos profissionais de mobile marketing tiveram que se reinventar. “Uma das opções para driblar o não compartilhamento dos dados, como por exemplo, investir em novos métodos de identificação de usabilidade de cada um dos usuários, como o uso de fingerprint. Com ele conseguimos perceber aspectos como tipo de dispositivo, localização do usuário e outras informações relevantes para promover anúncios direcionados”, ressalta o empresário.
Niro também comenta que há algum tempo a empresa já se prepara para enfrentar as políticas de não-aceites. “Na Adgrowth já estamos nos adaptando às novas medidas de transparência. Usamos estratégias que identificam usuários baseados em interações em redes sociais e campanhas para reimpactar quem já tenha mostrado interesse em publicidades daquela marca”, finaliza.
Sobre a Adgrowth
A Adgrowth é uma empresa focada em campanhas de conversão em diferentes mídias. Fundada em 2019 pelos sócios Bruno Niro, Thiago Cavalcante e Tiago Brandão, a empresa ocupa atualmente uma posição privilegiada ao liderar a inovação na publicidade mobile brasileira.
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