Assessoria de Imprensa e o marketing da credibilidade
Adriana Vasconcellos Soares*
Não importa o tamanho do seu negócio, fazer com que o seu público conheça e consuma o seu serviço ou produto sempre vai motivar o empresário a buscar estratégias de divulgação para ser visto e atingir o seu público-alvo. Mas é preciso ter em mente que os consumidores tratam as marcas como pessoas e escolhem aquelas que possuem atitudes e valores, que estejam alinhados as suas vidas.
O marketing de credibilidade é aquele que tem como objetivo divulgar informações positivas sobre os produtos, serviços, atitudes e valores do seu negócio, a fim de fortalecer a sua imagem e da sua marca, gerando autoridade e credibilidade para você e o seu estabelecimento.
Para que isso aconteça, uma estratégia que as empresas de sucesso usam é a Assessoria de Imprensa. Essa modalidade de comunicação tem o objetivo de colocar um profissional, marca, empresa ou serviço em matérias jornalísticas, nos meios de comunicação (jornais, revistas, tvs, rádios e sites) relevantes ao negócio, a fim de fixar o cliente, produto ou serviço na cabeça do seu público.
A assessoria de imprensa ajuda uma empresa a conquistar cinco benefícios para o sucesso:
• Visibilidade na imprensa (relatório recente de uma multinacional da comunicação, diz que 78% dos jornalistas divulgam informações enviadas por assessores de imprensa);
• Ganho de credibilidade, reputação e fortalecimento do nome/marca (estudo anual de confiança e credibilidade do Edelman Trust Barometer de 2021, revela que para os consumidores confiar na marca é essencial para a compra);
• Difusão de informações positivas sobre o profissional, serviço, empresa e marca;
• Fácil encontrabilidade e melhor ranqueamento de busca no Google (estima-se que 89 mil pesquisas são realizadas a cada segundo no buscador);
• Oportunidade de falar diretamente com possíveis prospects e aumentar as vendas de seus serviços ou produtos. (De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, os brasileiros passam, em média, 4h59 por dia na internet e 4h31 assistindo Tv. Já o estudo Trust in The Media, da Ipsos, diz que 65% dos brasileiros confiam em jornais e revistas, à frente da média internacional, que é de 47%).
*Adriana Vasconcellos Soares é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes e Pós-graduada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atua desde 2.000 no desenvolvimento de estratégias para divulgar empresas, produtos, e serviços em geral. Atualmente é sócia da Six Bureau de Comunicação é uma agência focada em Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa. Fundada em 2012, a Six Bureau de Comunicação é especializada em desenvolver e estabelecer mecanismos de comunicação que gerem novos negócios, fixe a marca e alavanquem a credibilidade de seus clientes na mídia jornalística.
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