Ganha-ganha: os benefícios do programa de pós aposentadoria para executivos e empresas
Responsabilidade social com profissionais seniores traz segurança e bem-estar e reforça a reputação da organização
Uma pesquisa da SPC Brasil mostrou que 57% dos brasileiros estão se planejando financeiramente para a velhice e apenas 1% dos aposentados é independente. Os dados apontam uma preocupação do trabalhador no período de encerramento da carreira que deve ser da empresa também, segundo o CEO da Trilha Carreira, Bruno Martins. De acordo com ele, os programas pós aposentadoria que algumas organizações possuem para apoiar os colaboradores seniores nesse processo são fundamentais não apenas para o profissional, mas para a instituição também.
“Muitos são os benefícios para as organizações que têm esse tipo de iniciativas. Como importantes agentes sociais e de mudanças, elas deveriam incluir nos objetivos de responsabilidade social corporativa, o cuidado com os profissionais seniores, tanto no que é relacionado ao reconhecimento do valor que geram como na preparação para a vida pós corporativo”, analisa.
De acordo com ele, trata-se também de uma forma de fortalecer o pilar S da prática ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança).
“Além de cuidar dos profissionais seniores, a organização reforçará a imagem no mercado e o compromisso com uma sociedade mais sustentável, o que poderá levar a menor rotatividade de funcionários e ao melhor clima organizacional. Ao auxiliar o colaborador a rever papéis e esclarecer a função deste na organização, ela garante que tragam experiências, conhecimentos, resiliência e inteligência emocional. Para isso, as empresas, que têm grande responsabilidade social, precisam de ações focadas na promoção de habilidades funcionais”, afirma.
Para Martins, a iniciativa é também uma oportunidade de valorizar o capital humano dos executivos seniores.
“Esses profissionais não precisam apenas de um trabalho remunerado. Eles estão em busca de relacionamentos sociais, mas especificamente da sensação de utilidade. Eles desejam manter-se inseridos em atividades familiares, sociais, éticas, culturais e também continuarem sendo úteis – seja para a própria empresa, outras organizações, projetos sociais, entre outras diversas alternativas”, finaliza.
Três pilares dos planos pós aposentadoria:
Esse projeto conta com o apoio da empresa no cuidado com os colaboradores seniores, com base nos seguintes três pilares:
· Propósito - Está ligado a tudo ao que se propõe a querer, sonhar e realizar.
· Saúde física ou emocional - Viver mais, com mais qualidade de vida, através de hábitos saudáveis, reduzindo fatores de risco referentes a doenças crônicas, além de manutenção do bem-estar cognitivo.
· Financeira - Neste momento, é necessária uma revisão do custo de vida para um planejamento assertivo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>