Escritor explica o que são ‘perguntas silenciosas’ e sua importância para comunicadores
Os comunicadores têm várias técnicas e formas de transmitirem conhecimentos. O escritor Rodrigo Cardoso defende, em um de seus livros, que existem “perguntas silenciosas” que devem ser respondidas pelo palestrante de forma antecipada, para que o público alvo tenha dúvidas sanadas antes mesmo de chegarem a questionar algo.
“Todas as vezes que qualquer pessoa vai se comunicar em público, seja numa reunião, numa palestra ou numa apresentação de negócios, existem 3 perguntas silenciosas, muitas vezes, até inconscientes na cabeça da plateia.
Que perguntas são essas?
1- Será que essa pessoa é competente?
2- Será que o meu tempo vai valer a pena?
3- Será que eu vou aprender alguma coisa?”
O escritor explicou que, a vantagem do comunicador que já sabe que essas perguntas silenciosas existem é que ele pode começar combatendo essas objeções respondendo as 3 perguntas.
“No início de uma palestra você pode iniciar dizendo: ‘parabéns pra todos vocês por estarem aqui, sejam todos bem-vindos! Eu prometo que o seu tempo vai valer a pena e você vai aprender muito no dia de hoje. Pra quem não me conhece (e aí você se apresenta rapidamente e sem prepotência).
Ainda sobre as dicas para iniciar uma palestra, o profissional diz que “nunca comece com obrigado e sim com parabéns. Dizendo obrigado por vocês estarem aqui, o comunicador perde a postura.”
“Gente obrigado por vocês terem vindo, se ninguém tivesse vindo aqui não tinha palestra, eu ia estar ferrado. Estou exagerando, claro, mas um obrigado faz com que o palestrante perca a postura do comunicador.”
Rodrigo contou que ao usar parabéns no início e obrigado no final inconscientemente se está valorizando a plateia pelo tempo e pela decisão de estarem ali. “Ao mesmo modo você está tendo postura e valorizando o seu conteúdo”, pontuou.
Cardoso afirmou que uma das piores maneiras de se apresentar é falar todo seu currículo nos primeiros minutos da palestra. “Ah, olá, pessoal! Eu sou engenheiro formado pela USP com pós-graduação em psicologia, estive em tais eventos”, exemplifica.
Para o autor, se o palestrante fizer isso vai parecer extremamente arrogante. O ideal, para ele, é iniciar a apresentação justamente respondendo as perguntas silenciosas e mostrando o diferencial que aquele momento vai trazer para vida de quem está ali.
Sobre Rodrigo Cardoso
Rodrigo Cardoso é escritor e criador de conteúdo e foi eleito o Melhor Treinador do Brasil pelo prêmio Top Chance, o Power Trainer Rodrigo Cardoso.
Engenheiro formado pela USP com pós-graduação em Psicologia, Rodrigo é Master Practitioner em Programação Neurolinguística e treinou diretamente com o criador da PNL – Richard Bandler e desde 1997 frequenta eventos do Tony Robbins, inclusive foi um dos “Leadership” do Date With Destiny.
Especialista em Atitude e Comportamento, ministra palestras e treinamentos por todo Brasil e exterior há mais de duas décadas.
Rodrigo Cardoso é considerado o “Treinador dos Treinadores” do Brasil. Rodrigo criou programas únicos e transformadores de Formação de Treinadores de alto impacto.
Sobre: https://instagram.com/rodrigocardoso?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>