'Controle de produtividade não é a única preocupação do sistema home office', analisa CEO da Infra Tecnologia
Gelson Curtinaz aponta que ataques virtuais de hackers, vazamento de dados, informações e backup de materiais têm sido algumas das reclamações dos trabalhadores e empresas.
Mesmo com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, o home office ainda é uma realidade de muitos trabalhadores e empresas. Desde que começaram as medidas de isolamento para conter o avanço da Covid-19, muitas pessoas tiveram que adaptar seus locais de trabalho para esta nova rotina e encontraram diversos desafios organizacionais como controle de produtividade, vazamento de dados e informações, perda de materiais importantes por falta de backup, vírus de computador e o principal, ataque virtuais de hackers.
De acordo com Gelson Curtinaz, CEO da Infra Tecnologia, “os ataques recentes a empresas como Lojas Renner, Corsan, Braskem, entre outras, mostrou que todos estamos suscetíveis a surpresas desagradáveis no âmbito online. Estes problemas são recorrentes nas empresas, mas algumas medidas de segurança podem ser tomadas para evitar danos permanentes”, explica. Segundo o CEO, é preciso garantir que o funcionário tenha em seu equipamento os aplicativos certos, bem como a conectividade VPN à sede corporativa. Evitando também roubo de senhas, de dados e documentos importantes. Segundo dados da empresa de segurança Fortinet, o Brasil foi alvo de mais de 3,2 bilhões tentativas de ataques virtuais no primeiro trimestre deste ano, o dobro verificado no mesmo período em 2020.
Gelson explica que recursos como armazenamento na nuvem também são necessários. “Outro aliado do home office é o antivírus. Ele pode ajudar escaneando ameaças cibernéticas que podem entrar no computador através de sites, links e e-mails. Deve estar sempre atualizado, pois é a principal defesa contra as ameaças externas”, informa o CEO. A equipe de TI da empresa também é peça importante. Deve estar sempre de prontidão para que possam agir rapidamente contra imprevistos. “Para garantir a comunicação eficaz a criação de um sistema de abertura de chamados é o ideal. Com estas dicas em mente, o sistema de teletrabalho pode durar por anos e até mesmo mudar a forma como costumávamos exercer nossos ofícios”, salienta Gelson.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>