Quando os `soldados´ não são mais aptos a ajudá-lo nas próximas batalhas do mercado
No mundo militar existem algumas práticas que servem como grandes ensinamentos para o planejamento empresarial com foco em alta performance de colaboradores e resultados na forma de mais clientes, mais vendas e maiores lucros: alguns soldados que nos ajudaram a conquistar muitas batalhas, possivelmente não servirão daqui para frente!
Isso mesmo. Porque as batalhas seguintes serão decisivas, em um ambiente de extrema competição e clientes com foco no menor preço possível. Portanto, alguns soldados vencedores de outrora precisarão ser substituídos por outros melhor preparados e capazes de fazer uso de recursos e armas mais inovadoras. O nível de persistência e resiliência também precisarão ser repensados para que os batalhadores alcancem seus objetivos e, assim, consigam dar a sua contribuição para que suas empresas continuem prosperando na nova era do mercado.
Assim como em uma guerra, colaboradores do mundo corporativo despreparados ou defasados poderão levar suas empresas à ruína. Nessa análise, destaque especial para a estrutura de vendas – lideranças, vendedores e auxiliares – responsáveis por conquistar clientes e preservá-los comprando regularmente.
O sistema de compra dos clientes, o sistema de concorrência, os ambientes político e econômico, dentre outros, estão determinando mudanças nas formas de fazer negócios. Profissionais de vendas, dentre gestores e vendedores, não estão conseguindo acompanhar as transformações do mercado. Os resultados já não são mais os mesmos que em outros tempos.
O desafio das lideranças empresariais é entender como identificar esses “soldados” e então saber o que fazer com eles. Afinal, são os resultados empresariais que estão em jogo. Não os cumprir pode determinar o acúmulo de frustrações e a possível falência na era da hipercompetição.
Em vendas, identificar os vendedores incapazes a nos ajudar em novas batalhas não é tarefa complicada. Basta analisar o que eles vêm entregando em termos de cumprimento de metas, mês a mês. Também cabe avaliar como têm sido o sucesso deles na conquista de novos clientes, assim como a frequência média de compra dos clientes ativos (que compraram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses) e o valor médio por venda (se está em declínio, estagnado ou em ascensão).
O complicado é a tomada da decisão pura e simples de reduzir comissões de vendas, ou ainda substituir o vendedor incapaz de cumprir metas e manter ou superar os indicadores essenciais mencionados. Tudo o que é devidamente pactuado entre vendas e a gestão da empresa não sai caro na hora de avaliar resultados e tomar decisões. Mas algumas providências podem contribuir com a retomada dos bons resultados, antes mesmo da opção por substituição de vendedores e de suas lideranças.
Diante das mudanças no mercado e nas formas de se relacionar com clientes e negociar, cabe um programa de capacitação e treinamento para atualizar competências e desenvolver novas habilidades. Nesse sentido, o apoio de um profissional externo ou consultor é o melhor caminho e também o mais barato – face aos custos de rescisões e à perda de faturamento por ineficiência em vendas.
Uma análise mercadológica para reposicionar o produto ou serviço, identificar o perfil do cliente ideal e novos nichos ajuda na retomada dos resultados em vendas. Muitas vezes, até a identificação de novos canais de distribuição, como os on-line ou a figura de representantes regionais, ajudam a recompor as perdas acumuladas.
Como último recurso na busca pelo cumprimento das metas que atendam as necessidades da empresa, cabe a contratação de novos profissionais (liderança e vendedores) - o que muitas vezes está associada ao desligamento daqueles colaboradores que não corresponderam às novas necessidades, nem tampouco reagiram ao programa de capacitação e treinamento.
A verdade é que as empresas não podem demorar a reagir quando as vendas transcorrem de forma insuficiente e conduzem ao acúmulo de prejuízos. Velocidade no diagnóstico, na análise numérica e na tomada de providências pode definir o andamento bem-sucedido ou o fracasso da empresa quando tudo o que se deveria fazer era o atingimento das metas de vendas.
===================================================
O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com
Acompanhe meus posts no https://www.instagram.com/marcosbiaggiocoach/
Conecte-se comigo no https://www.linkedin.com/in/marcos-biaggio-a0359311/
Veja meus stories no https://www.facebook.com/marcos.biaggio/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>