A responsabilidade das empresas num novo amanhã
Diante dos novos desafios impostos pela sociedade, um olhar menos atento pode confundir tradição com estagnação. Nem sempre é assim. Uma organização já estabelecida, com um legado importante para o meio em que atua e uma estrutura mais encorpada e solidificada, pode a todo o tempo redirecionar seus caminhos com a agilidade, a liberdade e a ousadia características de um negócio que esteja decolando pela primeira vez no mercado.
O segredo dessa dinâmica que une uma expertise conquistada e a pulsão de aprendizado e desenvolvimento contínuos está na gestão. Missão, visão, valores: mais do que conceitos estratégicos de gerenciamento empresarial, essas premissas devem ser encaradas como norteadoras de ações que vão além do ambiente corporativo e estejam em sintonia com o contexto geral - ou seja, que tragam resultados não apenas às empresas e seus stakeholders. Afinal, há um universo bem maior a ser conquistado - e ele está em constante expansão.
Vantagens podem ser compartilhadas de forma muito mais ampla e, ao mesmo passo, alcançar benefícios também mais abrangentes.
Para tanto, porém, não basta apenas modernizar os conceitos. A grande missão, hoje, é modernizar as práticas! Aliás, as boas práticas, as boas iniciativas. Essas, sim, é que têm alavancado o potencial das grandes empresas.
A visão que se faz necessária, então, precisa ir muito mais adiante do que é o conveniente, do que é zona de conforto. Isso exige a conquista de melhores relações com a sociedade e com o meio ambiente. Exige novos valores, sobretudo, de vida - que não podem ficar atrelados a bolhas de interesses.
Eis o grande desafio para os atuais líderes de grandes empresas e grupos corporativos: ir além das conveniências mercadológicas e apostar em ações que realmente sejam transformadoras e rentáveis, não só em termos econômicos, mas também em termos sociais e ambientais.
Afinal, vivemos no mesmo mundo, dividimos do mesmo solo, do mesmo ar, dos mesmos recursos naturais, minerais - e dependemos do mesmo amanhã. É dentro dessa filosofia que muitas empresas têm desenvolvido os seus negócios e inspirado outras.
O setor de celulose é um exemplo, que cresce à medida que também crescem suas ações sociais e ambientais.
Apostando em modelos de gestão de forte governança corporativa, independentes e compromissados com ações de transparência, empresas deste segmento estão abrindo novos caminhos e perspectivas de negócios pelo mundo, pautados sobretudo na sustentabilidade, especialmente porque as florestas são as suas fontes de matéria-prima e delas é possível extrair muito mais do que papel.
Daí explica-se, em vários casos, os investimentos que têm sido feitos no aprimoramento da produção de fibras de alto rendimento, com foco no desenvolvimento de produtos renováveis, em substituição ao plástico (como embalagens de alimentos), e o interesse pela confecção de produtos que atendam a demanda de outras indústrias.
Algumas empresas têm ido além e focado também no desenvolvimento imobiliário sustentável, liderando projetos alinhados à vocação ecoturística das regiões onde estão presentes, com amparo às questões sociais e ambientais, agregando novos investimentos em energia limpa e renovável. Dessa forma, novos nichos de mercado se abrem cada vez mais e se integram ao setor - que, hoje, vive uma expansão sintonizada aos anseios da sociedade, com o cuidado que o valor da inovação requer, visando a constante transformação.
Muito bom seria se todos seguissem o mesmo exemplo - ou pelo menos se inspirassem nele. Até porque, o amanhã começa hoje.
Sobre a Melhoramentos
A Companhia Melhoramentos de São Paulo é uma companhia de capital aberto que atua diretamente ou através de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário.
A Melhoramentos se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios. Segue comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, agregando valor aos seus produtos, serviços e empreendimentos.
Fundada há 130 anos, a Melhoramentos tem sua sede em São Paulo e unidades de produção nas cidades de Camanducaia (MG), Bragança Paulista (SP) e Caieiras (SP).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>