Terceirizar a última milha vale a pena?
Responsável por 53% dos custos logísticos, o last-mile está diretamente relacionado à satisfação do cliente final
Transportar produtos e mercadorias dentro de um país continental como o Brasil é um desafio e tanto. Por conta das dificuldades logísticas, os preços vão lá em cima e podem comprometer a sustentabilidade de um negócio, principalmente em tempos de pandemia, onde foi e ainda é preciso olhar com atenção para as estratégias de entrega a fim de garantir a satisfação dos clientes.
A primeira etapa de um processo logístico envolve percursos maiores, interestaduais ou até mesmo internacionais, então é compreensível que haja uma espera mais longa por evoluções nesse período. Porém, é quando o produto chega a cidade de seu destinatário que a ansiedade afeta o consumidor e uma expectativa se cria. É neste momento que estamos falando de last-mile. A "última milha", em bom português, é o percurso final de uma encomenda. Apesar de parecer simples, é responsável por 53% dos custos da cadeia logística, de acordo com uma pesquisa da Business Intelligence.
Com os avanços digitais, os consumidores passaram a se atentar a esse momento e exigir o máximo de agilidade e informações possíveis, isto é, querem saber a localização de suas compras em tempo real. O gerente geral da Lalamove, Luiz Giordani, conta que "há empresas que optam por uma frota própria a fim de garantir a qualidade do serviço, porém os custos tendem a ser muito altos, pois é necessário contratar funcionários, dispor de veículos e, principalmente, de tecnologia".
Pensando nisso, surgiram as logtechs, empresas especializadas em logística de maneira inteligente e tecnológica, que prezam pela flexibilidade e liberdade dos consumidores, sejam eles empresas ou pessoas físicas.
"Ao repassar sua estratégia last-mile, você não precisa se preocupar com o número de veículos disponíveis e nem com a contratação de mais pessoas", explica Giordani. "Com a Lalamove, por exemplo, é possível contratar 10 carretos hoje, 20 entregas de moto amanhã e passar as próximas semanas, meses ou o tempo que for necessário sem utilizar os nossos serviços e sem qualquer prejuízo financeiro por isso", finaliza o executivo.
Sobre a Lalamove
Desde 2013, a Lalamove oferece as melhores soluções em logística para as necessidades de entrega de pessoas e empresas de todo o mundo. Milhões de clientes e motoristas parceiros usam a nossa tecnologia todos os dias para mover o que importa rapidamente. Atualmente, a Lalamove conecta mais de 7 milhões de clientes a um grupo de mais de 700 mil motoristas parceiros em carretos, utilitários, carros, minivans e motos. Funcionalidades como rastreamento em tempo real, serviços 24/7 e um sistema de avaliação de parceiros são ferramentas essenciais na nossa missão de tornar as entregas de última milha um processo rápido e simples. A Lalamove opera em 20 mercados da Ásia, América Latina e Estados Unidos e começou a oferecer serviços no Brasil em 2019.
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