Pesquisa revela que apenas 19% dos pequenos negócios fizerem pedido de registro junto ao INPI
O presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares, alertou sobre os perigos de uma marca sem registro
Em uma recente pesquisa feita pelo SEBRAE, foi revelado que, das mais de quatro mil empresas de pequeno e médio porte entrevistadas, apenas 19% revelou ter feito um pedido de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e somente 34% buscou informações sobre o registro. “Uma marca sem registro é uma marca sem dono, qualquer um pode lucrar com seu nome”, alertou o presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes, Inovação e Gestão Tributária, Valdomiro Soares.
Para Valdomiro Soares o registro de marca representa, além da proteção do nome da empresa, um diferencial. “Sem o registro, a marca legalmente não existe. É fundamental, principalmente para empresas menores, o registro, pois ele garante a exclusividade de uso e ainda acrescenta valor para a marca. É comum clientes irem procurar as marcas, para atestar a legitimidade da empresa, e ao não encontrarem o registro legal desistirem de negócios ou contratos”, afirmou o presidente do Grupo Marpa.
A falta de conhecimento sobre as legislações de registro também foi destacada por Valdomiro. “Imagine o seguinte cenário, uma empresa investe em comunicação visual e criação de logomarcas com um nome, meses após tal investimento ela precisa reformular tudo pois foi notificada que outra empresa já utiliza tal nome que estava registrado. Todo o transtorno e dinheiro gasto seria evitado com uma simples pesquisa e registro. Por isso é tão fundamental registrar uma marca”, explicou
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