Como aumentar as vendas por meio do whatsapp
O whatsapp chegou no Brasil há alguns anos e, desde então, vem revolucionando a forma de fazer negócios online. De um aplicativo de contato pessoal, que servia apenas para aproximar amigos e parentes, hoje se consolidou como uma ferramenta estratégica essencial para grande parte das empresas, além de ser o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, segundo pesquisa MMA Mobile Report (2017).
Pequenas e médias empresas hoje utilizam o whattapp para gerenciar pedidos e se relacionar com seus clientes. Apesar de popular, muitos empreendedores ainda não sabem como obter o melhor desta ferramenta gratuita e profissionalizar o atendimento da empresa para utilizar o whatsapp como canal de pré e pós-venda.
"Um dos problemas que mais observo na utilização do whatsapp é a falta de uma estratégia de vendas ativa", explica a gestora de marketing digital e sócia da V8 Estratégias Digitais, Vanessa M. Carvalho. "Muitos empreendedores começaram a utilizar o whats como ferramenta para venda, pois estão acostumados aos clientes irem até eles. Mas a maioria não sabe como realizar ações que estimulem os clientes a comprar ou como criar um funil coerente que possa trazer vendas todos os dias", completa.
Segundo dados divulgados pela própria empresa mantenedora do aplicativo, 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp ao menos uma vez por mês. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma mostrou que 59% dos brasileiros deixam o app na tela inicial do smartphone - o que revela que WhatsApp já virou o principal canal de comunicação móvel. A empresa mantenedora enxergou esta demanda e criou uma versão do aplicativo exclusivamente para negócios: o WhatsApp Business Solution.
Mas, principalmente em pequenos negócios, poucos os empreendedores conhecem a versão business e, quando já a tem em seu smartphone, não sabem como usufluir de todas as suas potencialidades. Para isto, listamos algumas orientações que poderão ajudar qualquer vendedor que queira utilizar o aplicativo para apoiar suas ações de vendas:
• Humanize o atendimento. O whatsapp business permite que você programe respostas automáticas e também de ausência. Mas não se esqueça que, do outro lado, é uma pessoa que estará lendo. Então fale no singular e seja educado. Lembre-se que um bom atendimento será diferencial na venda, então invista no pré-venda dando atenção a este possível cliente. E tente entender por quais motivos o cliente entra em contato, quais dúvidas e já deixe como opções para a continuação da conversa.
• Mensagem de ausência. A versão business dá a possibilidade de programar mensagens de ausência. Escreva mensagens educadas explicando que você está fora do seu horário de atendimento e que retornará muito em breve. Não se esqueça: você está conversando com pessoas, veja se sua comunicação está sendo compreendida ao máximo. E assim que o expediente recomeçar, responda a todos os contatos.
• Crie cardápios ou links personalizados. Caso você venda produtos, vale a pena cadastrá-los no cardápio disponível no próprio whats business ou, se possível, crie um cardápio ou loja virtual e disponibilize na sua mensagem de boas vindas. Mas apenas se seu produto for de fácil escolha. Caso o cliente normalmente precise de uma ajuda para decidir, é melhor continuar a conversa um a um, para então apresentar as opções, senão você pode vir a perder vendas, pois muitos clientes ficam indecisos na hora de escolher.
• Disparo de mensagens e funil pelo whats. É possível utilizar ferramentas que integram ao whats e organizar seu funil de vendas de forma ativa, enviar mensagens direcionadas a quem visualizou determinada notícia, quem clicou em determinado link. Você poderá criar um funil de vendas até que seu cliente esteja realmente disposto a comprar. Existem alguns no mercado, mas podemos indicar o click zap de uma empresa que vem trazendo muita inovação ao mercado a preço baixo.
• Ofereça conteúdo. Não espere que seu cliente fique satisfeito se você só envia material promocional e fica naquele "compre compre". Aproveite o canal para divulgar conteúdo interesse referente ao universo relacionado ao seu produto. Se você tem uma loja de roupas, fale sobre tendências de moda e desfiles. Se você é uma loja de construção, demonstre apps onde é possível simular a cor do ambiente. Se for uma farmácia, além de ter promoções, aproveite e divulgue sobre meditação, ou dicas de beleza. As possibilidades são infinitas. É interessante também criar um cronograma de postagens, para não enviar muito de um (conteúdo) e pouco do outro (promoção), nem ficar muito tempo sem se comunicar com seus possíveis clientes.
• Autorização prévia para envio. Principalmenete depois da Lei LGPD, é imprescindível que você tenha o consentimento antes de enviar qualquer comunicação a um cliente. Como você pode fazer isso? Durante a compra física, você pode, ao cadastrar o cliente no sistema, perguntar o número do whats e perguntar a ele se poderia enviar propagandas da loja. Ou deixar algum folheto no balcão que ele possa preencher e concorrer a uma promoção, sempre com a opção a ser marcada, dele ou dela receberem comunicados via whatsapp. Para antigos clientes, o melhor é oferecer algum sorteio aos que participarem e, assim, ganhar a autorização de enviar mensagens promocionais por esta mídia. O aplicativo indicado, click zap, tem bastante autonomia e expertise ao orientar como utilizar de forma correta esta mídia.
• Ferramenta pós-venda. O whatsapp também pode servir de uma ótima ferramenta de pós-venda e qualificação dos serviços prestados. Para isso é preciso utilizar a versão business, de forma a poder criar tags marcando quais são clientes e quais não são. Desta forma, é possível enviar uma mensagem após o atendimento verificando a satisfação. Manter este canal aberto com o consumidor também pode evitar muitos transtornos, como reclamações nas mídias online, sempre mais difíceis de serem contornadas.
• Crie um número direto do seu WhatsApp e divulgue. Terminando, para que mais pessoas cheguem até você e venham a adquirir seus produtos, é indicado criar um link do seu número de whats. Para isto, busque no google o termo "whats converte web", e vão aparecer vários e você criará um link clicável que cai direto para a mensagem do whats. Você também pode encurtar este link usando o encurtador de link do google ou o bit.ly, que também é personalizável. Aí basta divulgar em seu site e nas redes sociais para que mais pessoas possam entrar em contato.
Caso tenham mais dúvidas, semanalmente Vanessa M. Carvalho disponibiliza artigos no site de sua agência e nas redes sociais. "Todos os empreendimentos podem utilizar o whatsapp, seja ele na versão pessoal ou na profissional, o whats business, mas apenas os que souberem pensar antes de falar, ou melhor, pensar antes de escrever, e utilizar as estratégias certas verão os resultados das vendas crescerem por meio desta ferramenta", finaliza Vanessa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>